Quando a GM anunciou seu plano de reviver o Hummer, pegou a maioria dos entusiastas de picapes, bem como especialistas do setor, de surpresa. Poderia um veículo elétrico fazer jus à reputação do Hummer de ser o maior e mais bravo utilitário urbano? Após mais de 30 minutos ao volante do Hummer Edition 1, ainda não podemos conclusivamente dizer sim, mas saímos completamente impressionados.
A picape elétrica Hummer impressiona pelo peso de 4.103 kg, isso devido à grande estrutura e ao enorme pack de baterias com mais de 200 kWh. Embora não seja tão longa quanto uma GMC Sierra 1500 com cabine estendida, é muito mais larga e você percebe isso logo ao entrar no veículo.
Dirigimos um Hummer Edition 1, que surpreendeu ao se esgotar 10 minutos depois que a GMC abriu as pré-reservas online em outubro de 2020. Uma vez atendidos os pedidos existentes para a edição de lançamento, a GM começará a produzir gradualmente as versões mais acessíveis. O acabamento EV3X está programado para aparecer no segundo semestre de 2022 por US$ 99.995, seguido pelo EV2X no primeiro trimestre de 2023 por US$ 89.995, e finalmente o EV2 no início de 2024, a partir de US$ 79.995. Ao contrário do Hummer original, o GMC Hummer elétrico está sendo vendido através da rede de concessionárias GMC, e não como uma marca independente.
Vale mencionar que uma vez que estávamos em Milford, Michigan, não fomos autorizados a portar câmeras ou dispositivos de gravação. Em vez disso, a GM nos forneceu fotos e vídeos do evento. Esse não é um procedimento incomum em caso de visitas às pistas de teste das montadoras, pois há outros veículos sendo testados no local, e alguns deles ainda não foram revelados pelas marcas.
Especificações: | Picape elétrica GMC Hummer |
Motor: | Três motores de ímã permanente (2 na traseira) |
Potência: | 1.000 cv; 165,9 kgfm |
0-96 km/h: | 3 segundos |
Alcance: | Mais de 560 km (ainda não foi testado pela EPA) |
Bateria: | Bateria de 200 kWh Ultium |
Preço como testado: | US$ 112.595 |
Off Road
Nosso test drive consistia em cerca de 30 minutos de condução com uma mistura de percursos na estrada e fora de estrada. O primeiro Hummer elétrico tem cinco modos de condução diferentes, sendo quatro modos pré-definidos: Normal, Off-Road, Terrain, Tow/Haul, e My Mode, que permite ao motorista configurar parâmetros de distribuição de torque, direção nas quatro rodas, altura, amortecimento de impactos, mapeamento do acelerador, frenagem regenerativa e aprimoramento do som interno, tudo a seu gosto.
Fizemos uma pequena escalada de rocha com cerca de 15 metros de comprimento que tinha algumas pedras substancialmente grandes para atravessar e o Hummer elétrico lidou com a situação sem qualquer esforço. O sistema UltraVision com 18 câmeras é extremamente útil, pois permite que o motorista veja a parte inferior do veículo, bem como ambos os lados dos quatro pneus.
Essa é uma funcionalidade muito útil para trafegar sobre rochas, já que a parte mais vulnerável do veículo são as paredes laterais dos pneus e o UltraVision permite que você veja claramente se está prestes a cortar um deles em uma rocha afiada ou raiz de árvore. O Rivian R1T que dirigi também tem câmeras posicionadas para ver os lados externos dos quatro pneus - mas não o interior, como o Hummer EV faz. As câmeras também têm um recurso para limpar a lente quando necessário - e foi necessário - muitas vezes, na verdade.
O Hummer EV tem um sistema de frenagem misto e aplica os freios de atrito, bem como o sistema de frenagem regenerativa no modo Terrain para fornecer um verdadeiro pedal off-road. O sistema 'segura' o Hummer evitando que a picape elétrica desça, mesmo escalando grandes rochas. Notei como era fácil dirigir o Rivian R1T sobre o terreno extremamente áspero e o Hummer EV me deu a mesma confiança por causa do alto nível de controle que se tem do veículo na condução com um pedal.
Sem modo Extract
O veículo que testamos não tinha o recurso do modo Extract ativado. O modo Extract eleva a suspensão a ar da picape em 15 cm adicionais, para um total de 40 cm.
As características off-road do Hummer EV Edition 1 incluem:
- Sistemas independentes de suspensão dianteira e traseira que são acoplados aos motores de elétricos de propulsão e projetados para otimizar a condução em condições off-road e conforto de rodagem na pista.
- e-Locker dianteiro — um diferencial com bloqueio eletronicamente controlado pelo motorista que eleva a capacidade de tração travando ambas as rodas dianteiras, de modo que elas girem na mesma velocidade. Até 100% do torque disponível pode ser enviado para qualquer uma das rodas dianteiras para capacidade máxima de tração e propulsão e4WD totalmente sincronizada.
- Virtual e-Locker traseiro — simula um diferencial blocante para a unidade de tração traseira de motor duplo. Tem vetorização de torque, que pode variar a quantidade de torque enviada a cada roda para otimizar não apenas a tração em condições off-road, mas melhorar a dinâmica de condução na estrada.
- Semi-eixo com rolamento de esferas de uso em condições extremas - maximiza a articulação do eixo para dirigibilidade, enquanto reduz o feedback através do sistema de direção em curvas pesadas e outras condições de condução off-road.
- Rodas aro 18" de série com pneus Goodyear Wrangler Territory MT de 35" que oferecem força e flexibilidade excepcionais para otimizar a manobrabilidade. Além disso, o veículo é capaz de aceitar pneus de até 37".
- Proteção da parte inferior da carroceria - composta de cinco placas deslizantes e dois escudos inferiores para proteger o conjunto de baterias e unidades de propulsão elétrica.
-
UltraVision - câmeras dianteira/traseira na parte inferior da carroceria com visão "virtual" ao vivo para ajudar os motoristas a navegarem pelos obstáculos e colocar as rodas dentro e fora da trilha. As câmeras inferiores da carroceria são especialmente montadas para ajudar na proteção contra danos e equipadas com uma função de lavagem para ajudar a remover detritos. O sistema tem um total de 18 visões de câmera disponíveis, ajudando a 'perceber' melhor o ambiente.
Direção nas quatro rodas e Crab Walk
O Hummer com direção nas quatro rodas foi uma das minhas maiores surpresas. O sistema permite que as rodas traseiras sejam fixadas na posição avançada, e dessa forma elas podem girar na direção oposta das rodas dianteiras; ou girar na mesma direção que as rodas dianteiras quando necessário. O sistema tem três configurações: desligado, automático e CrabWalk.
Modo automático - Os pneus traseiros giram no sentido oposto ao dos pneus dianteiros em baixa velocidade para ajudar a melhorar a manobrabilidade em situações difíceis. Ao dirigir em velocidades mais altas, as rodas traseiras irão girar na mesma direção que as dianteiras.
CrabWalk - Uma funcionalidade que em baixas velocidades gira as rodas traseiras no mesmo ângulo que as dianteiras (até 10°), permitindo o movimento diagonal do veículo, e uma maior variedade de manobras em condições extremas no fora de estrada.
Consegui dirigir o Hummer elétrico em ambos os modos de direção nas quatro rodas de forma extensiva e fiquei realmente impressionado. A função CrabWalk não é tão natural porque o veículo realmente se move tanto para os lados quanto para frente. Não é gradual - ele realmente "desliza" para o lado na direção em que você está dirigindo e meu primeiro instinto foi parar o veículo até conseguir processar o movimento lateral.
Mas o CrabWalk não é para ser usado para em trajetos longos, como eu estava fazendo. A ideia é apenas tirá-lo de uma situação difícil - e eu posso ver claramente como ele seria capaz de fazer exatamente isso.
O modo automático não é tão 'perturbador' quanto o CrabWalk, mas também impressiona. Ele permitiu que o Hummer girasse de forma mais acentuada, melhorando a manobrabilidade e reduzindo o diâmetro de giro. De fato, o Hummer EV tem um diâmetro de giro de 11 metros, que é cerca de 3 metros a menos do que as picapes Chevrolet Silverado, Ford F-150, e Dodge Ram 1500.
Watts To Freedom, ou "WTF" Mode
WTF é mais ou menos o que eu estava pensando quando demos algumas arrancadas com o chamado Watts To Freedom. Infelizmente, os jornalistas não puderam acelerar no modo WTF sozinhos, mas sim ao lado dos engenheiros da GM que vieram para assumir essa parte do test drive. Tenho quase certeza que um dos motivos é para que não nos surpreendêssemos com a arrancada súbita da picape elétrica. Quando você está ao volante, sabe exatamente o que esperar, e assim fica melhor preparado.
Quando você seleciona o Watts To Freedom (que é basicamente um modo de controle de arrancada) recebe um feedback sonoro e tátil, assim como uma demonstração visual na tela central enquanto o veículo se prepara para o modo WTF. Você então precisa confirmar que deseja ativar o modo WTF e a própria picape rebaixa a suspensão em 5 cm. Em seguida, a tela do motorista pede para pressionar completamente o pedal do freio e depois fazer o mesmo com o acelerador.
Quando você estiver pronto para a arrancada, basta liberar o freio, e o Hummer EV arranca de forma bem estúpida. Você se sente literalmente colado no banco. Como referência, no último mês dirigi modelos como Model S Long Range 2021, Rivian R1T e Lucid Air Dream Edition Performance, todos eles são veículos elétricos incrivelmente rápidos, e a potência do Hummer elétrico no modo WTF realmente deu a sensação de ser mais rápido na arrancada.
Eu sei que ele não é o mais rápido - pode até mesmo ser o mais lento dos quatro, mas posso dizer definitivamente que a sensação é de que a picape é tão rápida quanto qualquer um deles, e isso é siginifica muita coisa. Talvez seja porque é um monstro de 4.103 kg com pneus agressivos fora de estrada e ronco artificial na cabine enquanto acelera. Também pode ser o fato de você estar sentado tão alto em uma picape tão espaçosa que é pego de surpresa. Seja qual for a razão, a arrancada inicial é bruta e parece que você não apenas está sendo empurrado contra o banco, mas através dele.
É a super picape que a GM prometeu?
O veredito ainda não está formado porque precisamos de mais tempo ao volante para fazer essa declaração, mas pelo que vimos até agora parece que a GM tem um veículo elétrico incrivelmente capaz que é extremamente divertido de dirigir. Vale US$ 112.595 (R$ 639.000)? Você pode considerar que o Hummer H1 Alpha de 2006 custava muito mais, e isso foi há 15 anos. Além disso, o H1 não era tão confortável, equipado ou potente quanto o novo Hummer EV Edition 1.
Os leves testes off-road que fizemos não foram nada parecidos com a excursão off-road extrema de 80 quilômetros que fizemos o Rivian R1T recentemente, e honestamente eu não acho que o Hummer EV poderia ter superado esse resultado em algumas dessas trilhas porque o veículo é simplesmente muito largo. Ainda gostaríamos de colocar o Hummer EV em algumas trilhas adequadas para realmente ver o quanto ele é capaz no off-road.
O trem de força elétrico trimotor de 1.000 cv com cerca de 165,9 kgfm de torque e suspensão a ar faz com que a picape de 4.103 kg pareça ágil e muito mais leve do que realmente é. É uma explosão absoluta para dirigir e você vai se divertir até cansar de castigar seus amigos passageiros com acelerações brutas e repentinas.
Agora que começaram as entregas para os clientes, teremos a chance de pegar em breve um Hummer EV para um teste adequado, incluindo testes de autonomia, gravações durante o carregamento rápido, onde também gostaríamos de conferir a performance do sistema SuperCruise.
O Hummer EV, com sua bateria Ultium de 800 volts, promete suportar até 350 kW, e isso deve ser o bastante para recuperar cerca de 160 km de alcance em 10 minutos. Tudo parece muito promissor e só precisamos de um tempo para confirmar todas as promessas antes de declararmos o Hummer EV uma verdadeira superpicape. Dito isso, até o momento, as primeiras impressões são as melhores possíveis.