page ad skin

Supercarro DS com 815 cv é laboratório para futuros elétricos

DS E-Tense Performance quer aproveitar as tecnologias e soluções da Formula E nos futuros carros elétricos de rua da marca

Vista frontal do DS E-Tense Performance Concept

A fabricante francesa DS Automobiles pretende se tornar 100% elétrica até 2024. Para isso, graças à expertise de sua divisão de competição DS Performance engajada na Fórmula E, a empresa apresenta um protótipo de carro elétrico "destinado a testar diferentes inovações para serem integradas às próximas criações da marca".

"Nosso objetivo é aplicar a experiência adquirida na Fórmula E e a expertise que tiramos de nossos títulos internacionais para um projeto que prevê o alto desempenho elétrico do futuro. É um laboratório que nos servirá para analisar o comportamento dos componentes e desenvolvê-los para futura industrialização. A ideia também é encontrar soluções para reduzir custos, torná-las mais fáceis de fabricar e considerar aplicações em modelos de produção. As futuras gerações da gama E-TENSE se beneficiarão desses desenvolvimentos."
Thomas Chevaucher, Diretor de DS PERFORMANCE.

DS E-Tense Performance
DS E-Tense Performance
DS E-Tense Performance

Este protótipo, apelidado de DS E-Tense Performance, tem uma carroceria de carbono e equipamento de corrida "extraído de um monoposto de Fórmula E". Como você pode imaginar, ele é alimentado por dois motores elétricos produzindo uma potência total de 600 kW (250 kW na frente e 350 kW na traseira), ou cerca de 815 cv e um torque impressionante de 815 kgfm! Estes motores são alimentados por uma bateria localizada na posição central traseira e desenvolvida em conjunto com a TotalEnergies e sua subsidiária Saft.

Além de seu motor, o design desse conceito é um prenúncio dos futuros modelos da marca. De fato, a DS Automobiles afirma que "o DS E-TENSE PERFORMANCE revela pistas sobre o estilo das futuras criações da marca francesa, especialmente pela sua face frontal".

O veículo possui novos DRLs em ambos os lados (composto por um total de 800 LEDs) e duas câmeras em vez de faróis para coletar dados. Outros destaques de estilo incluem a cor de interferência do efeito besouro contrastando com as superfícies pretas brilhantes e as rodas aerodinâmicas de 21 polegadas.

Projetado principalmente para coletar dados de condução, o cockpit possui assentos de concha, um volante de Fórmula E e um sistema de som Focal Utopia com um par de alto-falantes exclusivos Scala Utopia Evo.

O DS E-Tense Performance será colocado em testes em fevereiro deste ano para finalizar seu desenvolvimento. Para ajudá-lo, o fabricante convocou Jean-Éric Vergne, embaixador da E-TENSE, e António Félix da Costa, ambos campeões da Fórmula E. Após esses testes, a marca revelará o desempenho real de seu conceito particularmente promissor.