SUV elétrico acessível da Jeep pode ser revelado no fim de 2022
Primeiro veículo 100% da marca deve ser revelado ainda este ano, antes do prazo previsto
Não é segredo que a Stellantis trabalha no desenvolvimento de um inédito SUV compacto abaixo do Renegade. Esse futuro modelo terá uma versão elétrica, inicialmente prevista para 2023, mas que de acordo com o CEO da Jeep, será revelado até o final de 2022, portanto, antes do previsto.
Em entrevista ao ABC News, Christian Meunier, CEO da Jeep, disse que a apresentação do primeiro Jeep elétrico deve acontecer no final de 2022. Na verdade, o SUV elétrico pode ser revelado ainda este ano, mas seu lançamento comercial ficará para o primeiro trimestre de 2023.
Este SUV compacto seria um dos 11 modelos totalmente elétricos que a Stellantis planeja colocar no mercado até junho de 2023. Considerando a proximidade do lançamento, podemos esperar que os testes em condições reais devem começar em breve, aumentando as chances da novidade ser flagrada nas ruas.
Segundo o Automotive News Europa, a produção do novo Jeep elétrico será na fábrica da Fiat em Tychy, Polônia, em novembro de 2022. Segundo relatado, o cronograma teria início com a versão gasolina, sendo seguido pelo SUV elétrico em fevereiro de 2023 e por fim uma versão híbrida leve no começo de 2024.
Recentemente, Richard Palmer, CFO da empresa, também sugeriu um cronograma de produção semelhante. Quando questionado se poderia confirmar quando veríamos os primeiros modelos ex-FCA serem produzidos em Tychy em 2022, ele disse:
Sim, eu acho que no final de 22 (ou) início de 23. Sim, isso mesmo.
Este novo SUV elétrico Jeep será baseado na plataforma e-CMP, herdada da PSA e que sustenta outros SUVs compactos da Stellantis como o Peugeot e-2008 e Opel Mokka-e. No caso da versão elétrica, o sistema é o já conhecido motor elétrico com 136 cv e 26,5 kgfm e uma bateria com 50 kWh, suficiente para 300 ou 350 km de alcance, mas parece que a Stellantis não quer deixar de lado o DNA Jeep e trabalha para incluir mais um motor no eixo traseiro para um tração eAWD.
Ainda não é oficial, mas a BYD poderia fornecer suas novas baterias Blade para a Jeep, considerando os planos da Stellantis de substituir a CATL como fornecedor em meados de 2023.
O projeto Jeep 516 está sendo desenvolvido globalmente, mas com liderança da Itália e Índia. A Stellantis pretende produzir 300.000 veículos por ano deste projeto das marcas Jeep, Fiat e Alfa Romeo, sendo um terço do volume representado pelo SUV elétrico Jeep.
Fonte: ElectricVehicle
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