Várias montadoras tentaram equipar veículos elétricos com transmissões multimarchas, mas praticamente nenhum chegou à produção. Os únicos à venda atualmente são o Porsche Taycan e o Audi E-Tron GT, mas parece que a Toyota também está explorando a possibilidade, como foi revelado pelas patentes registradas pela montadora.
Parece que a Toyota quer ir além e implementar uma solução que para nós não parece ser diferente do que você tem quando converte um veículo a combustão em elétrico, mas mantendo a caixa de câmbio. Normalmente, essas conversões de carros elétricos são deixadas apenas em uma única marcha (terceira ou quarta, dependendo da especificação do motor e RPMs máximas), então você não precisa usar a embreagem porque realmente não tem que trocar de marcha.
Os desenhos e diagramas de patentes da Toyota podem parecer um pouco assustadores e complicados de entender à primeira vista, mas essa é a versão realmente simples do que o fabricante parece querer fazer. O princípio de trabalho para o sistema conta com um controlador especial que altera o torque do motor elétrico, a fim de deixá-lo mais parecido com um carro a gasolina.
Ele parece mencionar um verdadeiro pedal de embreagem que o motorista vai pressionar a fim de trocar de marcha movendo um câmbio físico, embora o texto se refira a estes como "pseudo-câmbio" e "pedal de pseudo-embreagem", sugerindo o fato de que eles não são essenciais e que seu papel é reproduzir a sensação e a diversão de uma transmissão manual em um veículo que não precisa dela.
De acordo com uma das patentes:
O controlador do veículo elétrico é configurado para controlar o torque do motor elétrico usando um modelo baseado em câmbio manual com base na intensidade de operação do pedal do acelerador, a intensidade do pedal da pseudo-embreagem e a posição de deslocamento do pseudo-calibrador usado pela operação do atuador da força de reação.
O controlador é configurado para armazenar a característica da força de reação de deslocamento simulando a característica dessa força de acordo com a operação do acionador de deslocamento. Em seguida, o controlador é configurado para dosar a entrega da força de reação de deslocamento pelo gerador de acordo com a operação do pseudo-calibrador, usando o perfil força de reação de deslocamento armazenada.
Tentando decifrar a redação complicada, isso soa como se o chamado pseudo-câmbio se movesse fisicamente, assim como acontece, digamos, com um Mazda MX-5, onde cada movimento do acelerador faz o câmbio se mover e reagir de forma diferente (adicionando a diversão e o perfil do carro). Isso nos leva a crer que a Toyota pode querer usar este pseudo-câmbio em um futuro carro elétrico esportivo; O presidente da empresa, Akio Toyoda, é um entusiasta e um piloto atento e prometeu adicionar modelos mais emocionantes à linha da Toyota.
Fonte: BZ Forums
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