Frota de veículos elétricos e rede de carregamento devem crescer de mãos dadas. Assim, a Chinadecidiu que, para apoiar adequadamente a disseminação de carros de emissão zero, deve estruturar uma rede até 2025 que possa atender às necessidades de 20 milhões de carros elétricos.
A estratégia pode ser vista a partir de alguns documentos publicados por vários departamentos do governo em Pequim - incluindo a Comissão Nacional para a Reforma e o Desenvolvimento - e replicados por alguns meios de comunicação do gigante asiático.
O plano aprovado pelas autoridades chinesas é uma estratégia abrangente dedicada a diferentes formas de transporte. Especificamente, no que diz respeito aos carros, será implementado em três linhas principais.
Além disso, o governo já aprovou a construção de estações de carregamento com finalidade específica em algumas áreas de lazer onde ônibus, táxis e vans para logística podem ir.
Problema que não é exclusivo da China, um dos principais nós a serem resolvidos diz respeito à presença de eletropostos nas rodovias. Deste ponto de vista, Pequim incentiva os sujeitos competentes a definir padrões precisos de construção de estações de carregamento, a fim de acelerar o surgimento de pontos de alta potência ao longo das principais rotas de comunicação do país.
Para resolver a escassez de carregadores nas principais rodovias, o governo decidiu que em breve incluirá pontos de carregamento na lista de infraestrutura obrigatória em áreas de serviço. Algo semelhante ao que está começando a tomar conta na Europa.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
EUA: boom secreto de produção de baterias para carros elétricos
Novo GAC Aion UT: hatch elétrico faz estreia oficial e pode vir ao Brasil
Detroit está transformando seus postes em carregadores para elétricos
BYD vai desafiar Hyundai e Kia com elétricos acessíveis na Coreia do Sul
BorgWarner apresenta sistemas de carregamento pela 1ª vez no Brasil
Pode pedir música? Tesla Cybertruck tem 6º recall anunciado este ano
Ford pede aos clientes de elétricos que parem de usar carregadores da Tesla