Quando falamos dos benefícios ambientais relacionados ao uso de carros elétricos, mencionamos principalmente a ausência de emissões de CO2 e poluentes no escapamento. Mas há aspectos menos visíveis e imediatos. Entre estes, o inerente a um menor uso de uma série de fluidos que não deveriam ser produzidos ou eliminados.

A CleanTechnica fez algumas pesquisas sobre o tema, descobrindo que as vantagens não devem ser subestimadas. Pense em quantas vezes você vê carros vazando gasolina ou óleo. São líquidos poluentes que da rua ou da garagem da casa são destinados a serem absorvidos pelo solo ou a alcançar aquíferos ou córregos.

O óleo do motor

O óleo de motor usado, por exemplo, pode se misturar com a água com efeitos terríveis sobre o meio ambiente. Uma solução onde houver apenas uma parte em um milhão de óleo de motor tornaria a água perigosa para beber. Meio litro de óleo do motor pode dar origem a uma mancha na água maior que um campo de futebol, e um litro de óleo do motor pode contaminar 1 milhão de litros de água.

Motori Volkswagen

Com o tempo, pequenas porcentagens de chumbo, zinco e arsênico também são depositadas nos fluidos do motor, que vêm do desgaste dos motores e que aumentam o potencial poluente em caso de perda.

Os efeitos no meio ambiente ficam muito piores quanto mais o óleo do motor é usado. Com o uso, de fato, devido aos processos de calor e oxidação, o óleo muda a composição química, tornando-se cada vez mais pegajoso e denso e aumentando a presença de compostos nocivos ao meio ambiente.

JAC e-JS4 - test drive (1) motor eletrico

Importância da reciclagem

A CleanTechnica questionou que quantidade de óleo de motor acaba nas hidrovias dos EUA e entregou a questão ao Departamento de Proteção Ambiental de Massachusetts, segundo o qual o óleo usado é a principal fonte de poluição por óleo de rios e lagos na América do Norte.

Em seguida, há também a questão essencial de gerenciar o óleo no final de seu primeiro ciclo de vida. Recuperar óleos usados de forma mais eficaz traria enormes benefícios não só para o meio ambiente, mas também para a exploração de matérias-primas. Para produzir um litro de óleo novo, você precisa de 60 litros de petróleo bruto ou, alternativamente, apenas 1,5 litros de óleo reciclado. 

Estimativas apontam que 1,3 milhão de barris de petróleo por dia são utilizados para produzir óleos lubrificantes para veículos.