No ano passado, a Valeo anunciou que estava trabalhando em uma bicicleta elétrica com transmissão central e câmbio integrado. E nesta semana, a multinacional francesa anuncia que esse sistema de propulsão revolucionário está pronto para entrar em produção a partir de maio.

Este novo motor poderia, portanto, estar disponível em breve em uma série de bicicletas elétricas assistidas por pedal, graças a numerosos acordos comerciais com até 14 empresas envolvidas. No total, fala-se da possibilidade de 100 mil unidades entregues até 2024.

Galeria: Valeo Smart e-bike

Adeus à corrente que escapa

Entre as marcas que assinaram com a Valeo para o fornecimento desse tipo de esquema de propulsão estão Fuel, Cycleurope e VUF Bikes, evidentemente atraídas por um produto que se afirma revolucionário em relação ao que está disponível no cenário atual.

A Valeo desenvolveu este sistema junto com a Effigear, uma empresa especializada na produção de transmissões para bicicletas elétricas e, no final, optou por uma caixa de sete velocidades incorporada diretamente ao motor central. Desta forma, foi possível criar um único dispositivo de dimensões limitadas. Este esquema também permite dispensar o desviador típico das caixas de câmbio de bicicletas e permite o uso de um acionamento por correia em vez da corrente clássica, que é mais ruidosa e menos fluida.

13 kgfm de torque

O motor elétrico pode ser montado como uma unidade normal produzida pela Bosch ou Brose, de modo a facilitar a instalação em muitos modelos. A transmissão funciona com um sistema de 48 volts alimentado por uma bateria que pode ser montada diretamente no quadro.

Falando em desempenho, a Valeo diz que o motor tem uma potência cerca de 60% acima da média, mas não especifica o número. A União Europeia exige por lei um potência contínua não superior a 250 W, independentemente do potência efetivamente entregue. No entanto, para entender do que ele pode ser capaz, basta dizer que ele é capaz de gerar até 13 kgfm de torque, o que é interessante para uma bicicleta.