Demanda por carros elétricos avança no Japão e importação cresce
Com poucas opções de carros elétricos nacionais, os japoneses estão recorrendo cada vez mais aos importados
Os compradores de carros japoneses preferem comprar modelos nacionais para apoiar suas marcas locais, que geralmente oferecem os veículos mais adequados às preferências. No entanto, como os fabricantes japoneses ficaram para trás quando se trata de carros elétricos, as montadoras de fora estão entrando no mercado para atender à demanda.
A Reuters conta a história de Narumi Abe, uma moradora de Tóquio de 30 anos que dirige uma empresa que vende produtos agrícolas. Ela estava procurando um veículo elétrico e fez algo que muito poucos compradores de carros japoneses fazem (apenas um em cada dez), ou seja, ela comprou um modelo de marca estrangeira, depois que reduziu sua escolha para um Peugeot e-208 e o Honda e produzido localmente.
Abe escolheu o primeiro simplesmente porque tem melhor alcance, e é certamente uma escolha que está sendo considerada por todos os compradores de carros japoneses que procuram um pequeno carro elétrico com boas especificações. Os dois carros elétricos japoneses que estão à venda no momento, o Honda e e o Mazda MX-30 são ambos elétricos de baixo alcance que simplesmente não estão atraindo compradores como modelos rivais que podem rodar mais com uma carga.
Os carros elétricos no Japão só compõem um número muito pequeno de carros novos comprados no país, mas cada vez mais pessoas estão abandonando os híbridos que eles têm dirigido por anos em busca de elétricos puros convincentes (que eles não estão encontrando em nenhum showroom de montadoras locais). Segundo a fonte, o número de veículos elétricos importados mais que dobrou em 2021 em relação a 2020 e a tendência é que continue este ano.
Dos 8.610 veículos elétricos estrangeiros vendidos no Japão em 2021, mais da metade eram Teslas, mas os modelos da Volkswagen também estavam entre os mais populares. Este ano também marca o retorno da Hyundai ao Japão, depois que a montadora coreana saiu devido às vendas fracas há cerca de 12 anos - agora está voltando com o talentoso Ioniq 5 e o crossover de células de combustível de hidrogênio Nexo.
Fonte: Reuters
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