Em um futuro que não dependa mais de combustíveis fósseis, a visão da Toyota é a de uma sociedade de hidrogênio. Para construí-la, a montadora se aliou-se à cidade de Fukuoka, no Japão, fortalecendo uma colaboração já em andamento.

Juntamente com a Commercial Partnership Technologies Corporation (CJPT), que atua em projetos comerciais, os parceiros realizarão uma série de iniciativas com o H2 no centro. Começa com veículos de célula de combustível.

Toyota GR Yaris - protótipo movido a hidrogênio
Toyota GR Yaris - protótipo movido a hidrogênio

Hidrogênio completo

O acordo, segundo informado, planeja analisar a viabilidade do desenvolvimento e uso de veículos que possam "apoiar a infraestrutura social e criar modelos logísticos", mas também "usar a energia de hidrogênio para alimentar instalações e eventos locais" e "rever as regras sobre a criação de uma sociedade de hidrogênio".

No momento, estão em andamento discussões sobre o uso de veículos de células de combustível para a entrega de refeições nas escolas e coleta de lixo. Além disso, também falaremos sobre como melhorar os sistemas de carregamento "Moving e" dos ônibus H2.

Depois, Toyota e Fukuoka City trabalharão juntas para desenvolver e verificar tecnologias de produção, transporte e utilização de hidrogênio. "Ao ajudar a acelerar a implementação desse portal de energia, o objetivo é construir uma sociedade na qual o hidrogênio desempenhará um papel importante."

hidrogenio verde (2)

Ainda juntos

A cidade japonesa não é estranha às iniciativas de H2. O projeto em que ela se concentra é chamado de Projeto Cidade Líder de Hidrogênio e inclui o primeiro programa mundial de energia de veículos a célula de combustível usando águas residuais domésticas. Em novembro de 2021, conseguiu abastecer a Toyota durante a corrida "Super Taikyu Series".

A empresa, por sua vez, sempre se concentrou muito fortemente no H2, com seus veículos a célula de combustível "Mirai". Somente em meados de dezembro decidiu focar no carro elétrico, com um investimento de 31 bilhões de euros que apoiará os projetos de hidrogênio.