Assim como os Emirados Árabes Unidos, o Egito começa a dar passos importantes para se juntar à liga dos países produtores de hidrogênio, disse o Ministro do Petróleo e Recursos Minerais, Tarek El Moll,a durante uma conferência realizada no país árabe na semana passada. 

O Egito planeja investir até US$ 4 bilhões em um mega projeto para gerar hidrogênio verde por meio da eletrólise, de acordo com as declarações de outra autoridade egípcia, o ministro de Eletricidade e Energia Renovável, Mohamed Shaker. Atualmente em fase de estudos de viabilidade, o projeto será apresentado em sua forma definitiva nos próximos dias. 

hidrogenio verde

Em comunicado à imprensa, Molla afirmou que o Egito tem grande potencial e vantagens competitivas que lhe permitem fazer incursões ousadas na indústria de hidrogênio, especialmente seus recursos de gás natural para apoiar a produção de hidrogênio azul, que é necessário tanto a curto como a longo prazo para a produção de hidrogênio verde eficaz e economicamente viável.

Enquanto isso, Shaker disse que uma área de mais de 7.000 quilômetros quadrados foi alocada para projetos de produção de energia renovável no Egito, a partir da qual pode produzir cerca de 90.000 megawatts (MW).

hidrogenio verde (1)

A meta estipulada pelo Ministério da Eletricidade e Energia Renovável do Egito é de que 42% do total da energia produzida no país seja proveniente de fontes renováveis ​​até 2035. Até o final de 2021, os egípcios terão alcançado a marca de 20% - um ano antes do previsto.

Além de explorar o mercado interno com grande demanda de empresas nacionais por hidrogênio, o Egito aposta também na força dos seus portos no Mar Vermelho e Mediterrâneo que têm localização estratégica, experiência de longa data em tecnologias de produção de hidrogênio e disponibilidade da infraestrutura necessária e redes de transporte, acrescentou Molla.

A conferência realizada no Egito explora as percepções dos países sobre o potencial do hidrogênio e oportunidades de negócios e discussões sobre as abordagens estratégicas necessárias para o setor privado e a política regional.

Fonte: Green Car Congress, Egypttoday

Siga o InsideEVs Brasil no Twitter

Siga o InsideEVs Brasil no Facebook

Siga o InsideEVs Brasil no Instagram