MAN acelera e antecipa seus caminhões elétricos para 2024
Gigante dos transportes do Grupo Volkswagen está indo muito bem com o cronograma de eletrificação
Enquanto a transição para os carros elétricos está se acelerando rapidamente nos principais mercados, a eletrificação no segmento de veículos pesados segue num ritmo mais lento. No entanto, a gigante dos transportes MAN anunciou que está adiantando a produção de caminhões elétricos pesados para 2024, com a entrega imediata de 200 unidades.
Trata-se de cerca de um ano antes do prazo previsto anteriormente, o que mostra um cronograma de desenvolvimento bastante favorável. Num segundo momento, a montadora do Grupo Volkswagen pretende aumentar o valor agregado dos seus caminhões elétricos com a montagem interna dos pacotes de baterias, um processo que a empresa começou a testar no último trimestre de 2021.
Galeria: MAN caminhão elétrico
O núcleo para o desenvolvimento de baterias é o Centro Técnico eMobility, localizado em Nuremberg, na Alemanha, onde as primeiras baterias para testes de veículos elétricos e testes internos foram produzidas desde então em pequenos lotes.
Para reforçar a aceleração do seu cronograma de eletrificação, a MAN apresentou um protótipo quase versão de produção de um novo caminhão elétrico durante um evento realizado no último fim de semana em Nuremberg.
Já faz um tempo que a MAN vem desenvolvendo caminhões elétricos, mas sua abordagem para emissão zero seguirá dois caminhos: a eletrificação e os veículos a células de combustível. Enquanto muitos afirmam que essa solução não é viável para os veículos de passeio, a gigante alemã acredita que a tecnologia do hidrogênio pode ser uma alternativa para os veículos pesados e transporte rodoviário.
No entanto, a marca afirma que as metas para veículos a hidrogênio são de longo prazo. Eles só devem começar a chegar ao mercado por volta de 2030, quando a empresa acredita que a infraestrutura de abastecimento de hidrogênio verde já esteja melhor estabelecida:
"somente quando houver hidrogênio verde suficiente e a infraestrutura correspondente melhorar muito começaremos a usar caminhões H2 em áreas de aplicação selecionadas".
Além disso, a MAN está ciente que será necessário um amplo trabalho de conscientização sobre a transição para veículos elétricos. Nesse sentido, a empresa lançará junto com seus caminhões elétricos uma ampla gama de serviços de pós-venda, suporte, soluções digitais e opções de carregamento para os clientes. Algo que já vimos em certa medida com o lançamento do Volkswagen e-Delivery aqui no Brasil.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo chassi para EVs: teste de impacto a 120 km/h e 1.000 km de alcance
Seres 3: Últimas unidades com até 74% de desconto em leilão no Brasil
Ford alerta: "sociedade ainda não está pronta para carros elétricos"
GM e Stellantis: estratégia para enfrentar elétricos chineses no Brasil
Veja os problemas comuns em carros elétricos com mais de 10 anos
Carros elétricos mais buscados no Brasil: Porsche Taycan lidera ranking
Entenda os termos e siglas usados no mundo dos carros elétricos