Recentemente, a BYD anunciou até agora a maior encomenda de caminhões totalmente elétricos fora da Ásia, realizada nos Estados Unidos por uma empresa sueca de tecnologia de frete chamada Einride.
No total, 200 caminhões elétricos a bateria modelo BYD 8TT classe 8TT serão entregues ao longo dos próximos doze meses a partir de fevereiro. Todos os veículos serão montados em Lancaster, Califórnia, onde a BYD produz também ônibus elétricos. A maioria dos caminhões serão do modelo de terceira geração, que foi revelado no outono de 2021.
De acordo com o comunicado de imprensa, o BYD 8TT será equipado com uma bateria de 563 kWh (LFP) e oferecerá um alcance de até 200 milhas (320 km) com pico de potência de carregamento rápido a 185 kW (conector CCS1).
Este tipo de encomenda é um grande passo para a BYD, que já vendeu mais de 200 caminhões elétricos nos EUA e mais de 10.000 globalmente (a grande maioria na China).
A Einride surgiu há vários anos como desenvolvedora de caminhões autônomos (T-pod) - sem a cabine do motorista - que foram demonstrados em 2019 e 2020. Desde então, a empresa evoluiu e agora conta com outros veículos elétricos, focando mais em sua "plataforma tecnológica" para frotas. A tecnologia de condução autônoma ainda está em desenvolvimento.
"A Einride utilizará os veículos para aumentar sua frota global de veículos elétricos conectados para atender seus clientes nos EUA em todas as principais regiões de transporte. A Saga, plataforma tecnológica da Einride que desempenha o papel fundamental para garantir que o transporte elétrico seja eficiente e otimizado, irá alimentar toda a frota de veículos BYD assinados."
A Einride também se expande na Europa, onde em dezembro de 2021 a empresa anunciou uma encomenda de 120 caminhões elétricos Mercedes-Benz eActros (com produção em série a partir de outubro de 2021). Os primeiros eActros 300 e eActros 400 (com respectivamente 3 ou 4 baterias) devem ser entregues em meados de 2022.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Mercedes-Benz inicia testes com caminhões elétricos no Brasil
EUA: boom secreto de produção de baterias para carros elétricos
Mercedes-Benz mudará o nome dos veículos elétricos: adeus EQ
Novo GAC Aion UT: hatch elétrico faz estreia oficial e pode vir ao Brasil
Novo Mercedes-Benz Classe S chega em 2030 e mata EQS
BYD vai desafiar Hyundai e Kia com elétricos acessíveis na Coreia do Sul
Mercedes-Benz atinge 20 concessionárias para carros elétricos no Brasil