A Ford anunciou nesta quarta-feira (2) que está separando seu negócio de veículos com motores a combustão e veículos elétricos em duas empresas distintas. A mudança ocorre em um cenário de transição cada vez mais rápida para um futuro de carros elétricos.
Segundo o comunicado oficial, a Ford informa que continua transformando seu negócio automotivo global, acelerando o desenvolvimento e o dimensionamento de veículos elétricos e conectados inovadores, ao mesmo tempo em que resgata nomes icônicos que batizaram seus carros no passado.
Há poucos dias surgiram fortes rumores de que a Ford estaria pensando em criar uma spinoff de carros elétricos para se tornar mais ágil e competitiva frente às montadoras modernas como a Tesla e a Rivian, bem como trazer muito mais recursos de investidores para sua transição energética. No entanto, tal notícia foi rapidamente desmentida pela marca do Oval Azul, culminando com o comunicado oficial divulgado hoje.
Em maio passado, o presidente e CEO da Ford, Jim Farley, apresentou o plano Ford+, chamando-o de a maior oportunidade de crescimento e criação de valor da empresa desde que Henry Ford escalou a produção do Model T.
Agora, a formação de duas empresas distintas, mas estrategicamente interdependentes, de automóveis – Ford Blue e Ford Model e – juntamente com o novo negócio Ford Pro, ajudará a colocar em prática todo o potencial do plano Ford+, impulsionando o crescimento em um mercado cada vez mais competitivo.
"Fizemos um tremendo progresso em um curto período de tempo. Lançamos uma série de produtos de sucesso globalmente e a demanda por nossos novos veículos elétricos como F-150 Lightning e Mustang Mach-E está além dos padrões", disse Farley.
A criação da divisão Ford Model e foi informada pelo sucesso das pequenas equipes Ford que desenvolveram o Ford GT, Mustang Mach-E e picape F-150 Lightning, bem como a divisão dedicada de VEs da Ford na China.
"A Ford Model e será o centro de inovação e crescimento da Ford, uma equipe dos melhores talentos de software, elétricos e automotivos do mundo, se soltou para criar veículos elétricos e experiências digitais verdadeiramente incríveis para as novas gerações de clientes da Ford", disse Farley.
Como foi explicado, a Ford Model e Ford Blue serão executados como negócios distintos, mas ao mesmo tempo se apoiando mutuamente. Estas são as principais premissas da nova divisão interna da Ford:
Fonte: Ford
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ford traça meta para picape elétrica "revolucionária": custo das chinesas
"Ele não sabe fazer uma bateria": diretor da CATL critica Elon Musk
CEO da Ford dirige carro elétrico da Xiaomi no dia a dia: "é fantástico"
BYD ampliará investimentos para acelerar construção de fábrica na Bahia
Ford pede aos clientes de elétricos que parem de usar carregadores da Tesla
Electric Days: BorgWarner planeja produzir carregadores rápidos no Brasil
Ford negocia retorno à Índia com fábrica de veículos elétricos