page ad skin

Ford divide operação e cria empresa dedicada a carros elétricos

Ford Model e é o nome da nova divisão que dará autonomia e rapidez na tomada de decisões rumo a um futuro elétrico e conectado

2022 Ford Mustang Mach-E Ice White Edition

A Ford anunciou nesta quarta-feira (2) que está separando seu negócio de veículos com motores a combustão e veículos elétricos em duas empresas distintas. A mudança ocorre em um cenário de transição cada vez mais rápida para um futuro de carros elétricos. 

Segundo o comunicado oficial, a Ford informa que continua transformando seu negócio automotivo global, acelerando o desenvolvimento e o dimensionamento de veículos elétricos e conectados inovadores, ao mesmo tempo em que resgata nomes icônicos que batizaram seus carros no passado.

Há poucos dias surgiram fortes rumores de que a Ford estaria pensando em criar uma spinoff de carros elétricos para se tornar mais ágil e competitiva frente às montadoras modernas como a Tesla e a Rivian, bem como trazer muito mais recursos de investidores para sua transição energética. No entanto, tal notícia foi rapidamente desmentida pela marca do Oval Azul, culminando com o comunicado oficial divulgado hoje. 

Em maio passado, o presidente e CEO da Ford, Jim Farley, apresentou o plano Ford+, chamando-o de a maior oportunidade de crescimento e criação de valor da empresa desde que Henry Ford escalou a produção do Model T.

2022 Ford Mustang Mach-E Ice White Edition Side View Live Photo

Ford Blue e Ford Model e

Agora, a formação de duas empresas distintas, mas estrategicamente interdependentes, de automóveis – Ford Blue e Ford Model e – juntamente com o novo negócio Ford Pro, ajudará a colocar em prática todo o potencial do plano Ford+, impulsionando o crescimento em um mercado cada vez mais competitivo. 

"Fizemos um tremendo progresso em um curto período de tempo. Lançamos uma série de produtos de sucesso globalmente e a demanda por nossos novos veículos elétricos como F-150 Lightning e Mustang Mach-E está além dos padrões", disse Farley.

A criação da divisão Ford Model e foi informada pelo sucesso das pequenas equipes Ford que desenvolveram o Ford GT, Mustang Mach-E e picape F-150 Lightning, bem como a divisão dedicada de VEs da Ford na China.

"A Ford Model e será o centro de inovação e crescimento da Ford, uma equipe dos melhores talentos de software, elétricos e automotivos do mundo, se soltou para criar veículos elétricos e experiências digitais verdadeiramente incríveis para as novas gerações de clientes da Ford", disse Farley.

F-150 Lightning carregamento doméstico

Como foi explicado, a Ford Model e Ford Blue serão executados como negócios distintos, mas ao mesmo tempo se apoiando mutuamente. Estas são as principais premissas da nova divisão interna da Ford: 

  • Criar veículos elétricos distintos e negócios de combustão interna prontos para competir e triunfar contra novos concorrentes de veículos elétricos e montadoras estabelecidas
  • Organiza a Ford para entregar aos clientes com foco e velocidade de uma startup de ponta em tecnologia, apoiada por profunda expertise em engenharia e produção de alto volume
  • A Ford Blue construirá o portfólio icônico de veículos a combustão da empresa para impulsionar o crescimento e a rentabilidade – atacando incansavelmente os custos, simplificando as operações e melhorando a qualidade; fornecerá recursos de engenharia e fabricação de hardware de classe mundial para toda a Ford
  • A Ford Model e acelerará a inovação e entrega de veículos elétricos inovadores em escala, e desenvolverá software e tecnologias e serviços de veículos conectados para toda a Ford
  • Ford Blue e Ford Model e funcionarão como negócios distintos, mas compartilharão tecnologias e melhores práticas relevantes para alavancar a escala e impulsionar melhorias operacionais; junto com a Ford Pro, espera-se que todos os três negócios tenham P&Ls discretos até 2023
  • Acelera o plano Ford+ de destravar o crescimento e criar valor para os acionistas da Ford: margem EBITDA ajustada total da empresa de 10% e produção anual de mais de 2 milhões de VEs até 2026; espera que os veículos elétricos representem metade do volume global até 2030

Fonte: Ford