Ford divide operação e cria empresa dedicada a carros elétricos
Ford Model e é o nome da nova divisão que dará autonomia e rapidez na tomada de decisões rumo a um futuro elétrico e conectado
A Ford anunciou nesta quarta-feira (2) que está separando seu negócio de veículos com motores a combustão e veículos elétricos em duas empresas distintas. A mudança ocorre em um cenário de transição cada vez mais rápida para um futuro de carros elétricos.
Segundo o comunicado oficial, a Ford informa que continua transformando seu negócio automotivo global, acelerando o desenvolvimento e o dimensionamento de veículos elétricos e conectados inovadores, ao mesmo tempo em que resgata nomes icônicos que batizaram seus carros no passado.
Há poucos dias surgiram fortes rumores de que a Ford estaria pensando em criar uma spinoff de carros elétricos para se tornar mais ágil e competitiva frente às montadoras modernas como a Tesla e a Rivian, bem como trazer muito mais recursos de investidores para sua transição energética. No entanto, tal notícia foi rapidamente desmentida pela marca do Oval Azul, culminando com o comunicado oficial divulgado hoje.
Em maio passado, o presidente e CEO da Ford, Jim Farley, apresentou o plano Ford+, chamando-o de a maior oportunidade de crescimento e criação de valor da empresa desde que Henry Ford escalou a produção do Model T.
Ford Blue e Ford Model e
Agora, a formação de duas empresas distintas, mas estrategicamente interdependentes, de automóveis – Ford Blue e Ford Model e – juntamente com o novo negócio Ford Pro, ajudará a colocar em prática todo o potencial do plano Ford+, impulsionando o crescimento em um mercado cada vez mais competitivo.
"Fizemos um tremendo progresso em um curto período de tempo. Lançamos uma série de produtos de sucesso globalmente e a demanda por nossos novos veículos elétricos como F-150 Lightning e Mustang Mach-E está além dos padrões", disse Farley.
A criação da divisão Ford Model e foi informada pelo sucesso das pequenas equipes Ford que desenvolveram o Ford GT, Mustang Mach-E e picape F-150 Lightning, bem como a divisão dedicada de VEs da Ford na China.
"A Ford Model e será o centro de inovação e crescimento da Ford, uma equipe dos melhores talentos de software, elétricos e automotivos do mundo, se soltou para criar veículos elétricos e experiências digitais verdadeiramente incríveis para as novas gerações de clientes da Ford", disse Farley.
Como foi explicado, a Ford Model e Ford Blue serão executados como negócios distintos, mas ao mesmo tempo se apoiando mutuamente. Estas são as principais premissas da nova divisão interna da Ford:
- Criar veículos elétricos distintos e negócios de combustão interna prontos para competir e triunfar contra novos concorrentes de veículos elétricos e montadoras estabelecidas
- Organiza a Ford para entregar aos clientes com foco e velocidade de uma startup de ponta em tecnologia, apoiada por profunda expertise em engenharia e produção de alto volume
- A Ford Blue construirá o portfólio icônico de veículos a combustão da empresa para impulsionar o crescimento e a rentabilidade – atacando incansavelmente os custos, simplificando as operações e melhorando a qualidade; fornecerá recursos de engenharia e fabricação de hardware de classe mundial para toda a Ford
- A Ford Model e acelerará a inovação e entrega de veículos elétricos inovadores em escala, e desenvolverá software e tecnologias e serviços de veículos conectados para toda a Ford
- Ford Blue e Ford Model e funcionarão como negócios distintos, mas compartilharão tecnologias e melhores práticas relevantes para alavancar a escala e impulsionar melhorias operacionais; junto com a Ford Pro, espera-se que todos os três negócios tenham P&Ls discretos até 2023
- Acelera o plano Ford+ de destravar o crescimento e criar valor para os acionistas da Ford: margem EBITDA ajustada total da empresa de 10% e produção anual de mais de 2 milhões de VEs até 2026; espera que os veículos elétricos representem metade do volume global até 2030
Fonte: Ford
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ford Mustang Mach-E GT 2024 no Brasil: novidades e preço sem alteração
Tesla Model Y reestilizado começa a ser produzido em janeiro de 2025
Ford Mustang Mach-E GT é o elétrico com menor desvalorização em 2024
CATL lança sistema Choco de troca rápida de baterias para carros elétricos
Ford traça meta para picape elétrica "revolucionária": custo das chinesas
Stellantis, Hyundai e Mercedes-Benz iniciam testes com bateria sólida
CEO da Ford dirige carro elétrico da Xiaomi no dia a dia: "é fantástico"