A Ford Motor Company negou uma reportagem adiantando que a empresa estaria procurando maneiras de separar sua operação de veículos elétricos de sua atividade principal para se beneficiar do mesmo tipo de entusiasmo dos investidores recebidos por concorrentes 'nativos' de elétricos como Tesla e Rivian.

A Ford emitiu uma declaração à Bloomberg dizendo que a empresa não tem planos de desligar seu segmento de veículos elétricos ou de carros a combustão da empresa.

"Estamos focados em nosso plano Ford+ de transformar a empresa e prosperar nesta nova era de veículos elétricos e conectados. Não temos planos de encerrar nosso negócio de veículos elétricos a bateria ou nosso negócio tradicional de veículos a combustão."

A declaração veio na sequência de uma matéria da Bloomberg que sugeriu que o CEO da Ford, Jim Farley, estaria procurando maneiras de separar as novas operações de tecnologia do lado tradicional do negócio, na esperança de que isso permitisse que o negócio de veículos elétricos da Ford agregasse valor, reduzindo custos tradicionais para obter maior acesso aos mercados de capitais.

2022 Ford Mustang Mach-E Ice White Edition
2022 Ford Mustang Mach-E Ice White Edition
2022 Ford Mustang Mach-E Ice White Edition

No entanto, uma divisão da empresa pode ser muito difícil de ser aceita pela família Ford, disse o relatório citando fontes não identificadas familiarizadas com as deliberações internas. Em vez de uma spinoff, Farley supostamente planeja simplesmente separar o negócio de veículos elétricos internamente como um unidade própria dentro de uma reorganização da marca.

Essa é uma posição diferente da que ele tomou no início deste mês durante a conferência de resultados da Ford, quando não rejeitou a possibilidade de desligar qualquer operação.

"Administrar um negócio de sucesso para carros a combustão e um negócio de sucesso para VEs não é a mesma coisa. Estou muito animado com o compromisso da empresa em operar os negócios como deveriam estar."

Ele também disse que o negócio de veículos elétricos é "fundamentalmente diferente" quando se trata dos clientes que atrai, da forma como seus produtos são construídos e do talento de engenharia e design que deve ser contratado.

"Não estamos buscando meias medidas. Terminamos com mudanças incrementais. Temos um plano claro, um viés de ação e uma mentalidade para o que for preciso."

Diz-se que a Ford teve conversas com consultores financeiros no final do ano passado para explorar algumas opções para a operação de veículos elétricos, incluindo uma possível reorganização e captação de capital privado para ele, disseram à Bloomberg duas pessoas familiarizadas com o assunto.

As mesmas fontes afirmam que Jim Farley está trabalhando de perto no esforço com Doug Field, que costumava liderar o projeto de carros da Apple e era o engenheiro-chefe da Tesla antes disso. Field, que ingressou na Ford em setembro como chefe de tecnologia avançada, teria um papel de destaque em qualquer nova entidade, de acordo com o que foi apurado.