As vendas de carros elétricos, híbridos e híbridos plug-in continuam sua trajetória de crescimento mensal ininterrupto no Brasil. Segundo os dados reunidos pela ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), os emplacamentos de modelos eletrificados tiveram o melhor mês de fevereiro da série histórica. 

Foram 3.435 emplacamentos de carros elétricos e híbridos no mês passado, número que equivale a um aumento de 147% sobre fevereiro de 2021 (1.389) e de 34% sobre janeiro de 2022 (2.558). Esse total corresponde a 2,8% das vendas domésticas totais de automóveis e comerciais leves no Brasil, que foram de 120.192 unidades, segundo a Fenabrave.

Toyota Corolla Cross XRX Hybrid 2022 (Teste)

Além do crescimento constante no número de emplacamentos mês a mês, o percentual de participação dos eletrificados nas vendas totais também avança: em janeiro, por exemplo, foi de 2,2%. Em 2021 (janeiro a dezembro), de 1,8%.

No entanto, vale lembrar que esse levantamento contempla, como dissemos no início, os automóveis, comerciais leves e utilitários elétricos (BEV), híbridos recarregáveis (PHEV) e também os híbridos convencionais (HEV). 

Assim, a principal fatia dessas vendas ainda fica os híbridos convencionais, que responderam por 68% do total entre os veículos eletrificados, sustentado basicamente pelos híbridos flex a etanol (60%). 

volvo-xc40-p8-recharge (2)

Considerando somente os elétricos plug-in, ou seja, aqueles que 'vão na tomada', os PHEV ficaram com 20% das vendas do segmento e os totalmente elétricos com 12% (BEV), com um total de 1.091 unidades emplacadas em fevereiro, ou 0,9% de participação no total. 

O crescimento das vendas de carros eletrificados é bastante positivo, mas como o foco principal é a transição energética e a descarbonização, os híbridos convencionais ainda têm sua importância, mas é inegável que o objetivo maior é aumentar a participação dos carros híbridos plug-in (recarregáveis) e, sobretudo, dos totalmente elétricos.

Enquanto no Brasil a participação de mercado dos elétricos + híbridos plug-in é de 0,9%, na Alemanha, por exemplo, eles saltaram de 3% do mercado local em 2019 para 26% em 2021. Na China, onde são chamados de veículos 'New Energy', eles atingiram 13% do mercado em 2021, enquanto que nos EUA eles representam 4%, para uma média global de 8,3% de market share. 

Fiat 500e (BR)

Vendas em fevereiro 

  • 2.344 HEV (híbrido): 68% do total do mês (60% em janeiro);
  • 689 PHEV (híbrido plug-in): 20% (25,5% em janeiro);
  • 402 BEV (100% elétrico): 12% (14,5% em janeiro).

Mais vendidos

1 - Toyota Corolla Cross (HEV): 1.458
2 - Toyota Corolla (HEV): 599
3 - Volvo XC60 (PHEV): 198
4 - Mercedes-Benz Classe C (HEV): 163
5 - BMW X5 (PHEV): 123
6 - Land Rover Discovery (MHEV): 107
7 - Range Rover (MHEV): 96
8 - Volvo XC40 (PHEV/BEV): 89
9 - Fiat 500e (BEV): 88
10- KIA Stonic (MHEV): 73 

Participação

  • 2020: 19.745 eletrificados vendidos – 1% de market share
  • 2021: 34.990 – 1,8%
  • Janeiro 2022: 2.558 – 2,2%
  • Fevereiro 2022: 3.435 – 2,8%.

Fonte: ABVE/Renavam