A Fiat irá revelar uma versão de desempenho Abarth do 500 elétrico no ano que vem, no que será o primeiro lançamento da divisão esportiva desde que o Abarth 124 GT estreou em 2018.

O CEO da Fiat e da Abarth, Olivier François, disse ao site britânico Autocar que a montadora confirmaria uma versão do 500e com o escorpião muito em breve, marcando o início da Abarth como uma submarca elétrica mais esportiva da Fiat. 

Daqui para frente, outros modelos da Fiat também receberão o tratamento Abarth, com François dizendo que espera ter entre um e três modelos elétricos Abarth ao mesmo tempo.

Galeria: Fiat 500e - acessórios Mopar

O mesmo aconteceu até agora com os modelos de motores de combustão interna, então mudar o foco da divisão de desempenho para os elétricos a bateria parece ser a coisa lógica a se fazer, especialmente porque a Fiat pretende se tornar uma marca totalmente elétrica até 2030.

"Há um ano e meio, eu disse que não pode ser tão difícil [fazer uma versão Abarth do elétrico 500]. Carros elétricos já são tão divertidos de dirigir. A boa notícia é que estamos trabalhando ativamente nisso, e uma vez confirmado, será relativamente rápido."

Olivier François, CEO da Fiat e da Abarth

No entanto, o executivo acrescentou que entregar o Abarth 500 elétrico acabou sendo mais complicado do que ele pensava.

"Se você quer fazer um Abarth real, não é o mesmo trem de força elétrico. Uma vez que tem a potência e o torque que você quer, não é mais o mesmo motor, nem a mesma transmissão ou freios... A coisa toda tem que ser adaptada."

Dito isto, os test drives finais estão em andamento, com François descrevendo o carro como "fantástico", com um ronco "muito interessante". Lembre-se, os clientes terão a opção de desligar o som. 

Espera-se que o Abarth 500 movido a bateria seja significativamente mais rápido que o Fiat 500e, que faz 0-100 km/h em 9,0 segundos e atinge uma velocidade máxima de 150 km/h. A Autocar estima que o sprint de referência será inferior a 7,0 segundos e a velocidade máxima supere os 161 km/h. Tudo isso poderia vir ao preço de uma autonomia reduzida em comparação com os 320 km do modelo padrão.

Mas nesse ponto temos certeza que os fãs da Abarth não se importarão com isso se a experiência de direção for digna da marca do escorpion.