A Volvo fez uma parceria com a Starbucks para criar uma rede de carregamento nos pontos de vendas norte-americanos da popular cadeia global de café em um projeto que por enquanto abrange apenas os Estados Unidos

Esta primeira fase prevê a instalação de 60 pontos de carregamento em 15 locais na rodovia entre Denver e Seattle, a cidade onde a Starbucks tem sua sede. A instalação dos 60 eletropostos deve ser concluído até o final de 2022.

As duas cidades estão a mais de 2.000 km de distância, mas graças à Volvo, os motoristas que dirigem um carro elétrico na estrada que as conecta encontrarão um ponto de carregamento a cada 150 km. A mensagem da iniciativa é tornar o carregamento tão fácil quanto beber um café.

volvo-c40-recharge

Um serviço aberto a todos

As estações de recarga usadas serão fornecidas pela ChargePoint e terão capacidade de recarga rápida. Desta forma, diz a empresa escandinava, um Volvo C40 Recharge será capaz de mudar o status da bateria de 20% para 90% em cerca de 40 minutos.

Enquanto isso, os motoristas poderão entrar no Starbucks para matar o tempo de espera tomando um café ou outro tipo de bebida. Outro detalhe importante é que esta rede de carregamento Volvo estará acessível a donos de carros elétricos de qualquer marca.

Os motoristas de um modelo da empresa escandinava poderão usar diretamente a função de pesquisa do Google de seu sistema de informação e entretenimento, enquanto que os demais poderão aproveitar o aplicativo ChargePoint. A única diferença: os proprietários da Volvo terão acesso às estações de carregamento gratuitamente ou com desconto.

No Brasil, a Volvo já possui uma parceria com o Waze para a localização dos eletropostos da marca espalhados pelo país. Além disso, a marca sueca, que lançou recentemente o Volvo C40 Recharge por aqui, também anunciou um grande investimento para ampliar sua rede de carregamento em rodovias ligando as principais cidades do país. 

Galeria: Volvo C40 Recharge