Enquanto se prepara para iniciar a produção de veículos no país, a Great Wall Motors Brasil avança com seu plano de mobilidade elétrica anunciando nesta semana a criação de uma rede de recarga para carros elétricos e híbridos plug-in com 100 pontos de carregamento no Estado de São Paulo.
O projeto da Great Wall contará com parceiros, startups e fornecedores com o objetivo de ajudar a criar uma infraestrutura de carregamento para veículos elétricos e eletrificados necessária para impulsionar a expansão da mobilidade elétrica no país.
Nesse processo, serão cadastradas e capacitadas empresas que possam colaborar no desenvolvimento de tecnologias de mobilidade sustentável baseadas em energia limpa, renovável e de baixo custo, contribuindo para a descarbonização da frota brasileira.
"À medida que a GWM desenvolve seu projeto de instalação no Brasil, agregamos novos aspectos que garantirão o sucesso dos nossos produtos e da nossa marca. A desmistificação da eletromobilidade é essencial para apoiar os consumidores na decisão de mudar para um novo paradigma de propulsão. É nesse sentido que se encaixa o projeto de aumentar os pontos de carregamento para veículos eletrificados", explica Pedro Bentancourt, CRO da empresa.
A futura rede de carregamento do Great Wall será alimentada preferencialmente com energia limpa, na maioria dos casos por meio da instalação de placas fotovoltaicas. Nessa primeira fase do projeto, os 100 pontos de abastecimento serão distribuídos pelas principais cidades do estado.
Está prevista uma segunda etapa, que terá a inauguração de eletropostos nos demais estados do país. Segundo a marca chinesa, a criação dessa rede se dará tanto por meio de parcerias locais quanto por operação direta.
Os pontos de recarga para carros elétricos serão instalados preferencialmente nas revendas da Great Wall, onde o carregamento será gratuito e estará disponível para veículos eletrificados de qualquer modelo ou fabricante. Além disso, também haverá estações de carregamento em estabelecimentos comerciais de grande circulação, como estacionamentos, shoppings e supermercados.
A Great Wall é a maior empresa automotiva chinesa de capital 100% privado e investirá mais de R$ 10 bilhões no Brasil nos próximos 10 anos para dar início à produção e comercialização de SUVs e picapes 100% eletrificados na fábrica de Iracemápolis, no interior de São Paulo, com previsão de atingir uma capacidade instalada de 100.000 veículos por ano até 2025.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
GWM segue padrão do Brasil e muda nome Ora Funky Cat para Ora 03 na Europa
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
GWM sinaliza investimento em motor híbrido flex para o Brasil
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Great Wall emplaca dois modelos entre os mais seguros pelo Euro NCAP
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Great Wall desembarca na Europa com SUV híbrido para peitar BMW