O novo Honda HR-V elétrico está sendo lançado oficialmente na China. Previsto para chegar ao Brasil no segundo semestre (apenas na versão flex por enquanto), o SUV compacto de nova geração estreia no maior mercado automotivo do mundo com zero emissões e autonomia de até 510 km.
Produzido localmente pela joint venture Dongfeng-Honda, o SUV elétrico é batizado de Honda e:NS1 e já está em pré-venda no país asiático, sendo oferecido em duas versões: e-type e e-dynamic, com preços entre 180.000 e 210.000 yuans, ou R$ 143.000 e R$ 167.000 em uma conversão direta. De acordo com o cronograma da Honda, o HR-V elétrico terá início de entregas a partir de abril.
Futuramente, a Honda irá lançar uma versão SUV-cupê chamada Honda e:NP1. Ambos os modelos são baseados na plataforma e:N Architecture F, desenvolvida pela própria Honda e que dará origem a outros veículos elétricos no futuro.
Este HR-V de nova geração continua sendo um SUV compacto, mas ficou mais encorpado: ele mede 4,39 metros de comprimento, 1,79 m de altura e 1,50 m de largura e com distância entre-eixos de 2.610 mm.
Em termos de propulsão serão duas opções: um motor elétrico de 134 (182 cv) e outro com 150 kW (204 cv) e 31,5 kgfm, ambos com velocidade máxima limitada a 150 km/h.
A bateria de lítio de 68,8 kWh permite autonomia de 420 km e 510 km, respectivamente, sob o padrão CLTC. Vale mencionar aqui que este ciclo chinês tem parâmetro mais rigoroso que o global WLTP, ou seja, na prática o alcance pode ser maior que o indicado oficialmente.
O Honda HR-V elétrico traz o interior extensamente atualizado da nova geração, com destaque para o quadro de instrumentos totalmente novo e digital com tela de 10,25" aliado a tela do sistema de informação e entretenimento com 15,2" e um console central de aparência mais limpa, com com poucos botões.
Em termos de equipamentos, destaque para o sistema Honda CONNECT 3.0, com assistente de voz, conexão casa/carro, atualizações remotas, monitor de fadiga, controle de cruzeiro adaptativo, assistente de permanência em faixa, monitoramento de pontos cegos e assistente de estacionamento, entre outras comodidades.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Honda: conhecemos a nova plataforma de carros elétricos da marca
Suzuki eVitara: primeiro SUV elétrico da marca japonesa é revelado
BMW, Ford e Honda: joint venture e software para otimizar as recargas
Mercado de carros elétricos e híbridos plug-in cresce 200% no Brasil
Honda diz que não se pode "forçar" os clientes a comprarem carros elétricos
Frota de táxis de Oslo, a capital da Noruega, passa a ser 100% elétrica
BYD ultrapassa Honda e Nissan em vendas, assumindo a 7ª posição global