Recentemente, Oliver Zipse repetiu o anúncio de que a versão elétrica do X1 será lançada em 2022. "O iX1 a partir do final do ano é a nossa nova linha totalmente elétrica no segmento compacto premium de alto volume", disse o CEO da BMW na conferência de resultados da marca alemã. Em um novo site para o iX1, a BMW agora também revelou a autonomia do SUV elétrico.
Pela primeira vez, foi anunciado que o SUV compacto totalmente elétrico pode cobrir até 438 quilômetros com uma carga de bateria. O fabricante afirma que o consumo de energia é de 17,3 a 18,4 kWh/100 km:
BMW iX1: Consumo de energia em kWh/100 km: - (NEDC) / 18.4 – 17.3 (WLTP)*; Faixa elétrica (WLTP) em km: 413 – 438*. * Previsão de valores com base no estado de desenvolvimento anterior do veículo.
Uma vez que o consumo de energia pelo padrão WLTP geralmente inclui as perdas de carregamento (mede a quantidade de eletricidade que você precisa para recarregar a bateria em um ponto de carregamento CA de 22 kW), você não pode calcular diretamente a capacidade da bateria a partir do consumo e alcance. Os dados do iX1 resultam em 76 kWh (com perdas de carregamento), de modo que a bateria será menor que isso.
Apenas para comparação, o BMW iX3 com sua bateria líquida de 74 kWh pode cobrir até 461 km; o consumo mínimo de eletricidade é de 18,5 kWh. Aqui, a diferença entre a capacidade da bateria calculada a partir do consumo e do alcance (85 kWh) e a real (74 kWh) é de 13%. Se a perda de carregamento do BMW iX1 for tão grande quanto, teria que ter uma bateria de 66 kWh.
Assim como o iX3, o iX1 só deve estar disponível com tração 2WD – mas é claro que será tração dianteira por causa da plataforma. Esta potência do motor elétrico poderia ser ligeiramente menor do que o iX3 de 210 kW por causa do menor peso.
O BMW iX1 já está rodando por aí; a versão de produção, portanto, não será muito diferente do X1 com motor a combustão. Assim como o BMW iX3, apenas alguns detalhes de acabamento em azul e elementos exclusivos do modelo zero emissão estarão presentes.
No entanto, a nova geração do X1 ainda não foi apresentada. Sobre a conexão com as variantes térmicas do X1, o site iX1 afirma: "Logo após o lançamento no mercado do novo BMW X1 com motores de combustão extremamente eficientes, um híbrido plug-in para trajetos curtos livre de emissões e o BMW iX1 totalmente elétrico serão lançados."
A BMW está acelerando a transição energética neste ano, inclusive aqui no Brasil, que já teve o lançamento do SUV elétrico BMW iX e em breve contará com o sedã elétrico BMW i4. Recentemente, a marca também confirmou o lançamento do iX3 no país ainda neste ano. Nesse cenário, é de se esperar que o iX1 também venha para cá, ao menos a partir de 2023.
Fonte: BMW-Microsite zum iX1
RECOMENDADO PARA VOCÊ
BMW, Ford e Honda: joint venture e software para otimizar as recargas
Jaguar: inédito sedã elétrico de luxo aparece pela primeira vez
Teste BMW iX2 xDrive30: SUV cupê elétrico ousa no visual e cativa ao volante
Electric Days: Arrow e Jadlog firmam parceria para van elétrica nacional
BMW anuncia lançamento de seu primeiro carro a hidrogênio para 2028
"Ele não sabe fazer uma bateria": diretor da CATL critica Elon Musk
BMW ultrapassa Tesla pela 1ª vez nas vendas de carros elétricos na Europa