Não é novidade que a BMW irá lançar uma série de novidades em termos de carros elétricos a partir de agora até 2023. E entre os modelos com lançamento confirmado em 2022 está o BMW iX1, versão elétrica que virá com a nova geração do SUV compacto. 

Bem sucedido em termos de vendas, o BMW X1 é o SUV compacto de acesso e também o modelo mais vendido da marca em diversos mercados - no Brasil, só perde para a linha Série 3. E com a chegada do modelo 100% elétrico a expectativa é grande, principalmente pelo fato de que ele será um dos veículos elétricos mais baratos da BMW.

BMW iX1 2022 - flagra
BMW iX1 2022 - flagra - traseira

Diferentemente do BMW iX, que é apresentado como a vitrine tecnológica da empresa, e, portanto, mais caro, o iX1 irá brigar no segmento de SUVs elétricos compactos, como o Volvo XC40, Mercedes EQA e Audi Q4 e-tron. 

A BMW ainda não divulgou detalhes sobre o trem de força, mas há chances de que o modelo seja equipado com o conjunto emprestado do irmão maior BMW iX3, ou seja, um motor elétrico de 286 cv e 40,8 kgfm e a bateria com 74 kWh de capacidade que garante autonomia de 461 km com uma carga pelo ciclo WLTP.

BMW iX3 (2022)
BMW iX3 reestilizado

Assim como os modelos X3 e iX3 adotam o mesmo estilo e são construídos sobre a mesma plataforma CLAR, o iX1 deve ter visual similar ao modelo com motor de combustão interna, com o qual compartilhará a plataforma modular UKL2, destinada aos modelos com tração dianteira da marca.

Vale reforçar que o iX1 é apenas uma entre as varias novidades em termos de carros elétricos da BMW para os próximos meses. Depois dos modelos iX e i4, chegarão ao mercado o i7, versão elétrica do Série 7 e o i5, baseado no Série 5, além do Série 3 elétrico (BMW i3 Sedan), este último destinado ao mercado chinês neste primeiro momento. 

O BMW iX1 elétrico será apresentado até o final de 2022 e posicionado abaixo do BMW iX3, que atualmente custa a partir de 67.300 euros (R$ 431.000) na Alemanha. 

Fonte: Hibridos y Electricos