A conferência anual de imprensa da Porsche realizada na última sexta-feira (18) trouxe novidades importantes, como os resultados financeiros e as vendas de 2021, bem como as metas de eletrificação atualizadas.

Em relação a este último item, o CEO da Porsche, Oliver Blume, anunciou que a empresa espera que 80% de suas vendas sejam de veículos totalmente elétricos até 2030.

Obviamente, isso será alcançado em etapas, com Blume observando que quase 40% de todos os novos veículos Porsche entregues na Europa no ano passado já eram ao menos parcialmente elétricos - híbridos plug-in ou totalmente elétricos. Nos próximos anos, a Porsche acelerará significativamente a eletrificação de sua linha.

"Em 2025, metade de todas as vendas de novos Porsche devem vir da venda de veículos eletrificados – ou seja, totalmente elétricos ou híbridos plug-in. Em 2030, a participação de todos os veículos novos com uma unidade totalmente elétrica deve ser de mais de 80%."

Para atingir esse ambicioso objetivo, a Porsche adicionará novos modelos elétricos a bateria à sua linha, que atualmente é composta apenas pelo Taycan e suas variações. No ano passado, a Porsche vendeu 41.296 Taycans, com o elétrico ultrapassando as 38.464 vendas do 911. Falando do 911, Blume confirmou que uma versão híbrida (não PHEV) chegará tão cedo. 

O primeiro a chegar será o SUV Macan de próxima geração em 2023. Baseado na plataforma PPE co-desenvolvida com a Audi, o Macan elétrico irá coexistir com o Macan alimentado por motor a combustão atual por alguns anos.

Galeria: Porsche Taycan - recarga em tempo recorde

O próximo grande lançamento após o Macan será o 718 Cayman/Boxster, que Blume confirmou a estreia em 2025 como um modelo exclusivamente elétrico. Embora seu estilo se inspire no Mission R Concept, o 718 elétrico supostamente usará a arquitetura PPE. De acordo com uma matéria da Automobilwoche, a produção pode começar já em 2023 em Zuffenhausen, Alemanha.

Em 2026, a Porsche lançará seu carro elétrico topo de linha, conhecido internamente como K1. O modelo será construído na mesma plataforma PPE na fábrica da empresa em Leipzig, Alemanha.

Para atingir as metas de eletrificação, novos produtos serão fundamentais, mas isso não é o bastante. A Porsche diz que está investindo em estações de carregamento premium, juntamente com parceiros, bem como em sua própria infraestrutura de carregamento.

A montadora premium também promete que "investimentos mais extensos estão fluindo para tecnologias fundamentais, como sistemas de baterias e produção de módulos."

Por exemplo, células de bateria de alto desempenho estão sendo desenvolvidas e produzidas pela recém-fundada subsidiária do Grupo Cellforce da Porsche, com produção de série prevista para começar em 2024.