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Sedã híbrido BYD Destroyer 5 estreia pelo equivalente a R$ 91.000

Modelo mais refinado baseado no BYD Qin Plus, que virá ao Brasil, é lançado na China em cinco versões

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A BYD continua acelerando sua transição energética com um lançamento após o outro em termos de carros eletrificados. Nesta semana, a montadora chinesa anunciou o início das vendas do BYD Destroyer 05, um promissor sedã híbrido apresentado recentemente na China. 

Como o primeiro modelo da nova série de veículos com nomes de navios de guerra, o BYD Destroyer 05 é um sedã de porte médio equipado com o mais recente sistema híbrido DM-i desenvolvido pela própria BYD e que se destaca pelo bom desempenho e alta eficiência.

Galeria: BYD Destroyer 05

Disponível em cinco versões no mercado chinês, o Destroyer 05 tem preços entre 119.800 e 155.800 yuans, o que daria algo entre R$ 91.200 e R$ 118.570 numa conversão direta. Em tese, um valor competitivo, mesmo para os padrões chineses.  

Na prática, este novo sedã é uma espécie de versão mais refinada do BYD Qin Pro, um modelo que estreou no ano passado na China e está com o lançamento confirmado no Brasil para o segundo semestre de 2022.

BYD Destroyer 05 (9) - interior

Em relação ao Qin, o Destroyer 05 ostenta um visual mais agressivo e ao mesmo tempo refinado, o que pode ser notado nos para-choques, conjunto ótico mais elaborado, rodas de liga leve aro 16" ou 17" e design um pouco mais angular, em oposição às linhas arredondadas do 'antecessor'. Ele mede 4,78 metros de comprimento e possui 2,71 metros de distância entre-eixos.

O interior tem visual um pouco mais limpo em comparação a outros modelos BYD e conta com um quadro de instrumentos digital de 8,8" enquanto que a tela do sistema de informação e entretenimento possui 12,8" (15,6" na versão topo de linha).

BYD Destroyer 05 (3)

Bem equipado em termos de tecnologia e segurança, o sedã conta com comandos de voz, rede 4G, serviço de nuvem, atualizações remotas e pacote de assistência ao motorista que inclui controle de cruzeiro, assistente de permanência em faixa e reconhecimento de sinais de trânsito, entre outros itens. 

Como dissemos, o trem de força é o sistema híbrido DM-i, composto por um motor 1.5 a gasolina associado a um motor elétrico. A BYD não divulgou o consumo, mas não deve ficar longe dos números do Qin, que pode chegar à faixa dos 30 km/l na vida real.

São duas opções de potência: 180 cv e 32,2 kgfm ou 197 cv e 33,1 kgfm, sendo que o primeiro acelera de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos e o segundo cumpre a tarefa em 7,3 segundos. O sedã está disponível com duas opções de autonomia no modo elétrico: 55 km ou 120 km nas versões de topo.

Apesar do Destroyer 05 ter porte e proposta que o aproxima do Qin Plus, o modelo foi projetado para atingir uma parcela mais jovem do público chinês, que normalmente não optaria pelo Qin. Dessa forma, a possibilidade de lançamento em outros mercados, incluindo o Brasil, ao menos nesse primeiro momento ainda são limitadas.