O Renault Kwid E-Tech elétrico foi flagrado em testes finais em São Paulo (SP) nesta quarta-feira (23). Enquanto se prepara para o lançamento no Brasil, o que deve ocorrer nos próximos meses, o carro elétrico urbano foi visto pela primeira vez nas ruas brasileiras. 

O registro dos nossos espiões de plantão mostram que a versão elétrica adotará basicamente o mesmo visual do Renault Kwid com motor flex que foi reestilizado recentemente. Na prática, é um design antecipado em boa parte pelo Renault City K-Ze, a versão elétrica do Kwid produzida e vendida na China.

Galeria: Flagra: Renault Kwid E-Tech Elétrico no Brasil

Elétrico mais barato do Brasil

Com lançamento confirmado para o Brasil há algum tempo, o Kwid E-Tech elétrico é aguardado com uma certa expectativa, afinal é a primeira versão elétrica derivada de um modelo 'popular' e, segundo a Renault, promete ser o carro elétrico mais barato à venda no Brasil. Por enquanto não há informações sobre preços, mas estimamos que ele vá custar entre R$ 150.000 e R$ 170.000, considerando o cenário atual. 

Enquanto o visual praticamente não é mais segredo, o Kwid E-Tech destinado ao Brasil será na produzido na China, assim como seus 'irmãos' Dacia Spring e Renault City K-Ze. No entanto, a Renault prometeu que o modelo brasileiro teria configuração exclusiva, mas sem entrar em detalhes.

Galeria: Renault City K-ZE

No caso do Dacia Spring, as dimensões são 3,73 metros de comprimento, 2,52 metros de distância entre eixos, 1,58 metro de largura e 1,52 m de altura. Chamado pela marca de "mini SUV", o modelo tem distância do solo de 15,1 centímetros e pesa 970 kg, enquanto o porta-malas tem capacidade para 290 litros.

O interior é praticamente idêntico ao do Renault Kwid com motor flex. As principais novidades ficam por conta de um novo quadro de instrumentos semi-digital e um botão seletor de marchas no lugar da tradicional alavanca de câmbio.

Como referência, tanto o Dacia Spring quanto o City K-Ze possuem um motor elétrico dianteiro de 33 kW (45 cv) de potência e 12,7 kgfm de torque máximo - a velocidade máxima é de 125 km/h. A bateria de 26,8 kWh garante autonomia de até 300 km no ciclo urbano (230 km em circuito misto) pelo padrão WLTP.

Ainda não sabemos se o Kwid E-Tech terá um motor mais potente ou mais autonomia que os modelos europeu/chinês. Essa e outras novidades devem ser reveladas à medida em que o lançamento se aproxima.