Falando sobre a durabilidade das baterias é um feito sem precedentes o que a israelense StoreDot conseguiu ao completar 1.200 ciclos de carregamento rápido para suas revolucionárias células de silício XFC (Extreme Fast Charging) para carros elétricos.
O sucesso, no entanto, não depende "apenas" desse número. A verdadeira revolução reside, em vez disso, na capacidade residual que as baterias mantiveram depois de tantas recargas, ou seja, igual a 80%.
Como muitos sabem, de fato, todos os acumuladores se degradam ao longo do tempo, gradualmente perdendo a capacidade de armazenar energia. Mas a StoreDot criou baterias com uma vida útil muito mais longa, talvez capaz de escrever o futuro do carro elétrico.
Para provar o feito, os técnicos da empresa levaram os XFCs a 80% de carga em 15 minutos e depois os dispensaram por uma hora. A operação foi repetida mais de 1.200 vezes, com uma densidade de energia utilizada igual a 300 Wh/kg e 680 Wh/l. Tudo isso "em condições reais, em temperatura ambiente e sem aplicar pressão adicional".
"Estou extremamente orgulhoso de nossa recente conquista", disse Yaron Fein, vice-presidente de pesquisa e desenvolvimento da StoreDot. "1.200 ciclos consecutivos de carregamento extremamente rápido é um marco fundamental, que teria sido inimaginável apenas dois anos atrás."
A empresa agora está passando para experimentos em "amostras B" de baterias, com o objetivo de enviá-las aos fabricantes até o final do ano e prosseguir com testes em futuros veículos elétricos. Mas os planos não param por aí.
A StoreDot quer trazer ao mercado um acumulador de carregamento "mais que ultrarrápido", capaz de ganhar 160 quilômetros de autonomia em apenas 5 minutos. O cronograma fala que estarão prontos até 2024. O outro projeto é um sistema que permite que células e módulos gerenciem independentemente falhas e defeitos.
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