A NIO e a Shell anunciaram a assinatura de um acordo estratégico de cooperação global relacionado a veículos elétricos e fornecimento de energia. 

Não é a primeira vez que a NIO assina um acordo com gigantes petrolíferas, considerando que a marca já faz parceria com a Sinopec e a CNPC. As primeiras estações de troca de baterias NIO já estão instaladas nos postos de combustível Sinopec e CNPC.

NIO - Estação de troca de bateria
NIO - Estação de troca de bateria

Estações de troca de bateria

O ponto principal da parceria parece ser o sistema de troca de baterias da NIO. Os dois parceiros pretendem construir e operar conjuntamente as instalações de troca. O plano é desenvolver uma rede de estações de troca de bateria que levará a marca das duas empresas. A meta para a China é de 100 locais até 2025, começando com dois locais piloto.

A Shell diz que estações adicionais de troca de bateria podem ser instaladas em seus hubs de carregamento, enquanto carregadores rápidos Shell Recharge serão instalados em pontos da NIO.

"A NIO e a Shell desenvolverão uma rede de estações de troca de baterias co-branded. A cooperação na China começará com dois locais piloto e pretende chegar a 100 locais até 2025, bem como estações adicionais de troca de baterias co-branded em hubs de carregamento Shell e carregadores rápidos Shell Recharge nas estações da NIO. A cooperação na Europa começará a explorar os pilotos em 2022 com rápido crescimento da rede parceira."

As estações de troca de baterias serão instaladas em conjunto também na Europa (a partir de 2022), onde a NIO está se expandindo (atualmente na Noruega, com um plano de entrar em mais mercados em 2022). Os dois pretendem começar com estações piloto e, em seguida, avançar rapidamente dependendo do resultado.

Shell fast charger

Outro ponto de cooperação é a infraestrutura de carregamento. Especificamente, na Europa, a Shell fornecerá acesso à infraestrutura de carregamento:

"Na Europa, a Shell e a NIO colaborarão na integração do Shell Recharge Mobility Service Provider (MSP), fornecendo aos clientes acesso a uma das maiores redes de carregamento de veículos elétricos itinerante da Europa através da Shell Recharge Solutions (antiga NewMotion)."

Outras modalidades de cooperação estão sendo consideradas:

"Enquanto isso, a NIO e a Shell continuarão a explorar mais oportunidades de colaboração em gerenciamento de ativos de bateria, gerenciamento de frotas, sistema de associação, serviços de carregamento doméstico, desenvolvimento avançado de tecnologia de carregamento e troca de baterias e construção de instalações de carregamento na China."

A NIO anunciou no início deste ano que, até 2025, pretende ter 4.000 estações de troca de baterias (incluindo 1.000 fora da China). O acordo também deve estar disponível para outros fabricantes (mas neste momento não sabemos se eles vão aderir). A primeira estação na Noruega já está em construção.