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GM converte fábrica no México para produzir carros elétricos

Versões elétricas dos modelos Chevrolet Blazer e Equinox podem ser produzidos na fábrica mexicana a partir de 2023

Chevrolet Equinox elétrico

Acelerando seu plano de transição energética, a GM anuncia em nota oficial que irá suspender a produção na fábrica de Ramos Arizpe, no México, pelo período de seis semanas para adaptar e modernizar o complexo industrial para a produção de veículos elétricos, que terá início em 2023. 

Segundo informado, a fábrica mexicana terá suas atividades suspensas entre o próximo sábado (26) e meados de maio, tempo suficiente para a instalação de máquinas e robôs de última geração. Este fato marca o início da conversão da fábrica como mais um centro de produção de veículos elétricos da GM. 

Galeria: Chevrolet Equinox EV - fotos oficiais

"A General Motors anuncia que a fábrica de montagem da GM Ramos Arizpe realizará uma paralisação técnica de 26 de março até a segunda semana de maio, e estima-se que opere normalmente na semana de 16 de maio", disse a GM México em comunicado oficial.

"Os ajustes de produção na fábrica se devem à instalação de máquinas para projetos futuros", acrescentou.

Fruto de um investimento de US$ 1 bilhão, a atualização da fábrica de Ramos Arizpe será o quinto local de produção de veículos elétricos da GM em 2023. Quando estiver produzindo modelos zero emissões, a unidade mexicana se juntará aos complexos de Lake Orion, Factory Zero em Michigan, Spring Hill no Tennessee e a unidade GM CAMI no Canadá.

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Atualmente, a fábrica da GM no México produz os modelos Chevrolet Blazer e Chevrolet Equinox, além motores e transmissões. Ainda não foram anunciados quais carros elétricos serão produzidos por lá, mas tudo indica que poderiam ser as versões elétricas Blazer EV e Equinox EV. 

Falando especificamente do Chevrolet Equinox EV, será um SUV elétrico de porte médio com promessa de preço acessível para os padrões do segmento. Quando divulgou as primeiras fotos do modelo, em janeiro, a GM anunciou que o modelo custaria US$ 30.000 (R$ 143.500). Ou seja, mais barato que um Chevrolet Bolt, que atualmente custa 31.995 (versão hatchback) ou US$ 33.995 (versão SUV) nos Estados Unidos - no Brasil, o Bolt atualizado estava sendo vendido por R$ 317.000, mas segue com a pré-venda suspensa. 

O início de produção de carros elétricos no México deve abrir oportunidades para outros mercados latino-americanos como o Brasil, que, eventualmente, poderiam receber veículos zero emissões com preço mais baixo por conta do acordo de importação Brasil-México. A conferir. 

Fonte: GM Authority

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