BYD e Shell: parceria para a rede de recarga de carros elétricos
A Shell já possui 275.000 estações de carregamento, que serão disponibilizadas aos donos de carros elétricos da BYD
Enquanto expande sua linha de carros elétricos em várias partes do mundo, a BYD anuncia a assinatura de um acordo de colaboração com a gigante do petróleo e energia Shell para a prestação de serviços de mobilidade elétrica na Europa e na China.
Esta é mais uma aliança entre um fabricante de automóveis e um provedor de serviços relacionados à energia e infraestrutura de carregamento. Um passo importante que mostra a importância de se ter um parceiro global em um momento rápida transição energética.
Da Europa à China
O plano de colaboração fará com que as duas empresas trabalhem juntas na Europa e na China. A Shell disponibilizará vários serviços de assinatura para clientes BYD em sua rede de carregamento (que atualmente conta com cerca de 275.000 estações de carregamento).
Acrescente a isso a criação de uma joint venture na China para o desenvolvimento e implementação de uma infraestrutura de carregamento para veículos híbridos plug-in e 100% elétricos. Deve começar com o gerenciamento de mais de 10.000 estações de carregamento na cidade de Shenzhen e, em seguida, estender a colaboração para outras áreas.
Duas empresas em expansão
Com a transição energética em curso, a Shell foi uma das primeiras petroleiras a investir recursos significativos para um futuro sustentável, implementando um plano estratégico bem definido. A meta, na prática, é chegar a 2,5 milhões de estações de carregamento até 2030, mas não para por aí.
John Lee, secretário do conselho BYD, Gerente Geral da Divisão de Investimentos BYD disse:
"A Shell é uma marca de renome mundial, dedicada a fornecer soluções energéticas cada vez mais limpas para o progresso da energia; A BYD é líder global na nova indústria de energia, que se esforçou para fazer inovações tecnológicas contínuas para uma vida melhor. Shell e BYD têm missão semelhante e podem se complementar de muitas maneiras. A cooperação na cobrança de negócios é apenas um começo. No futuro, com a poderosa aliança entre nós, acredito que haverá enormes oportunidades de nossas colaborações."
A Shell está envolvida em muitas iniciativas: desde a eletrólise para a produção de hidrogênio verde na Alemanha até a parceria com a startup NIO, o que deve levar à disseminação de estações de troca de baterias.
A fabricante de automóveis BYD, por sua vez, continua com seu plano de expansão, olhando para a Europa com interesse especial, como evidenciado pelos mais de 1.000 emplacamentos do SUV BYD Tang 100% elétrico na Noruega, um modelo que também começa a desembarcar no Brasil como Tan.
E falando no Brasil, a marca anunciou nos últimos dias um novo parceiro para a sua rede de concessionárias: o grupo Águia Branca, responsável por abrir cinco lojas da marca nos estados do Espirito Santo e Minas Gerais. Além disso, a BYD anunciou que o lançamento do sedã elétrico BYD Han por aqui será em abril, com entregas começando no segundo semestre.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Guia de Etiqueta para Carregamento de Carros Elétricos
BYD Dolphin Mini 2025: preços, versões, motorização e equipamentos
Zeekr apresenta estratégia global para rede de recarga de carros elétricos
Investimentos de R$ 6 bi em mobilidade elétrica no Brasil para 2025
EUA: boom secreto de produção de baterias para carros elétricos
Mini Aceman elétrico chega ao Brasil no 1º trimestre de 2025
Detroit está transformando seus postes em carregadores para elétricos