Enquanto expande sua linha de carros elétricos em várias partes do mundo, a BYD anuncia a assinatura de um acordo de colaboração com a gigante do petróleo e energia Shell para a prestação de serviços de mobilidade elétrica na Europa e na China.
Esta é mais uma aliança entre um fabricante de automóveis e um provedor de serviços relacionados à energia e infraestrutura de carregamento. Um passo importante que mostra a importância de se ter um parceiro global em um momento rápida transição energética.
O plano de colaboração fará com que as duas empresas trabalhem juntas na Europa e na China. A Shell disponibilizará vários serviços de assinatura para clientes BYD em sua rede de carregamento (que atualmente conta com cerca de 275.000 estações de carregamento).
Acrescente a isso a criação de uma joint venture na China para o desenvolvimento e implementação de uma infraestrutura de carregamento para veículos híbridos plug-in e 100% elétricos. Deve começar com o gerenciamento de mais de 10.000 estações de carregamento na cidade de Shenzhen e, em seguida, estender a colaboração para outras áreas.
Com a transição energética em curso, a Shell foi uma das primeiras petroleiras a investir recursos significativos para um futuro sustentável, implementando um plano estratégico bem definido. A meta, na prática, é chegar a 2,5 milhões de estações de carregamento até 2030, mas não para por aí.
John Lee, secretário do conselho BYD, Gerente Geral da Divisão de Investimentos BYD disse:
"A Shell é uma marca de renome mundial, dedicada a fornecer soluções energéticas cada vez mais limpas para o progresso da energia; A BYD é líder global na nova indústria de energia, que se esforçou para fazer inovações tecnológicas contínuas para uma vida melhor. Shell e BYD têm missão semelhante e podem se complementar de muitas maneiras. A cooperação na cobrança de negócios é apenas um começo. No futuro, com a poderosa aliança entre nós, acredito que haverá enormes oportunidades de nossas colaborações."
A Shell está envolvida em muitas iniciativas: desde a eletrólise para a produção de hidrogênio verde na Alemanha até a parceria com a startup NIO, o que deve levar à disseminação de estações de troca de baterias.
A fabricante de automóveis BYD, por sua vez, continua com seu plano de expansão, olhando para a Europa com interesse especial, como evidenciado pelos mais de 1.000 emplacamentos do SUV BYD Tang 100% elétrico na Noruega, um modelo que também começa a desembarcar no Brasil como Tan.
E falando no Brasil, a marca anunciou nos últimos dias um novo parceiro para a sua rede de concessionárias: o grupo Águia Branca, responsável por abrir cinco lojas da marca nos estados do Espirito Santo e Minas Gerais. Além disso, a BYD anunciou que o lançamento do sedã elétrico BYD Han por aqui será em abril, com entregas começando no segundo semestre.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
EUA: boom secreto de produção de baterias para carros elétricos
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Detroit está transformando seus postes em carregadores para elétricos
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
BorgWarner apresenta sistemas de carregamento pela 1ª vez no Brasil
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Ford pede aos clientes de elétricos que parem de usar carregadores da Tesla