Carrefour anuncia plano ambicioso para criar rede de carregamento
Serão 5.000 pontos de carregamento em operação na França até 2025, mas o objetivo é atingir outros mercados
Já podemos afirmar que o setor varejista está prestes a se tornar um pilar fundamental na transição energética do mercado automotivo?
O Carrefour está seguindo os passos de outras empresas do setor – a rede portuguesa Casino anunciou uma parceria com a Tesla no início de fevereiro para a implantação de estações de carregamento elétricos – anunciando um plano maciço para implantar infraestrutura de carregamento para veículos movidos a bateria.
Todas as marcas Carrefour, hipermercados (em parceria com a Allego) e os supermercados Carrefour Market (com a Driveco) serão equipados com pontos de carregamento para carros elétricos.
Enquanto as primeiras infraestruturas dedicadas estarão operacionais a partir do segundo semestre de 2022, nada menos que 5.000 estações de recarga estarão em serviço até 2025. Todos esses pontos serão abastecidos com energia 100% verde, e constituirão nada menos, segundo a marca Carrefour:
"a primeira rede de carregamento elétrico na França com mais de 700 estações e 5.000 lugares equipados, metade dos quais são alimentados pela ENEDIS".
A primeira estação será disponibilizada a partir de 8 de abril de 2022, no estacionamento do hipermercado Carrefour em Troyes - La Chapelle Saint-Luc.
"Em média, cada hipermercado terá 10 pontos eletrificados e cada supermercado 5 lugares. O serviço será acessível através do aplicativo móvel Carrefour Énergies", acrescentou o comunicado.
Três serviços de carregamento
A oferta será variável e adaptada às necessidades de todos: o chamado serviço de carregamento "conforto", a 22kW, será oferecido gratuitamente durante a primeira hora para os clientes com o cartão de fidelidade da marca, que poderão recarregar cerca de 50% de sua bateria.
O Carrefour também fornecerá um serviço de carregamento rápido e ultrarrápido, com potência variando de 50 kW a 300 kW. Por fim, também será oferecido um serviço gratuito, para bicicletas elétricas ou patinetes.
Brasil
No Brasil, a rede Carrefour também começa a montar uma infraestrutura de carregamento em parceria com a startup Tupinambá. Inicialmente serão 40 pontos de recarga, sendo que 5 deles já estão em funcionamento, todos na cidade de São Paulo: no Jardim Pamplona Shopping, nos hipermercados do Tatuapé e do Brooklin, no Butantã Shopping e no Carrefour unidade Villa Lobos.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Futuros lançamentos da Stellantis nas novas plataformas elétricas
Tesla Cybertruck explode no Trump Hotel em Las Vegas (EUA)
Novo chassi para EVs: teste de impacto a 120 km/h e 1.000 km de alcance
"Híbridos são beco sem saída", diz padrinho do Nissan Leaf
Ford alerta: "sociedade ainda não está pronta para carros elétricos"
Kia chama novo EV9 para recall porque esqueceram de prender os bancos
Veja os problemas comuns em carros elétricos com mais de 10 anos