page ad skin

Caminhão elétrico VW e-Delivery desembarca no México para testes

Desenvolvido no Brasil, caminhão elétrico será lançado em diversos países latino-americanos, começando pelo México no fim do ano

caminhao eletrico Volkswagen e-Delivery (1)

Lançado em meados de 2021, o Volkswagen e-Delivery avança para uma nova etapa em sua expansão internacional. O primeiro caminhão elétrico desenvolvido no Brasil iniciará uma sequência testes no México para avaliar o comportamento em regiões de altitude, antes do início das vendas, previsto para o último trimestre de 2022.

E a jornada pelos países latinos do VW e-Delivery não se resume ao México. Desde o fim do ano passado, o caminhão elétrico já foi apresentado na Argentina, Chile, Colômbia, Paraguai e Uruguai, além do México.

caminhao eletrico Volkswagen e-Delivery (2)

“Toda virada tecnológica requer uma estratégia bastante sólida para seu sucesso e é o que estamos praticando com o VW e-Delivery, apresentando esta solução de mobilidade mais sustentável aos clientes em diversos países para que quando iniciarmos a fase comercial, todos já estejam familiarizados”, explica Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Para o lançamento do VW e-Delivery, a VW Caminhões e Ônibus rodou o equivalente a mais de 400 mil quilômetros de testes. Agora no México, a Engenharia da montadora vai avaliar o desempenho em diferentes altitudes e em ambientes urbanos.

Em uma estratégia que irá abranger todos os países da região, a VWCO se vale de parcerias com os importadores para testar e adaptar o caminhão elétrico às condições locais. Os veículos serão exportados a partir da fábrica de Resende, no Rio de Janeiro, que sedia o centro mundial de desenvolvimento da marca também para elétricos.

O Volkswagen e-Delivery está equipado com um motor elétrico WEG de 300 kW (408 cv) e 220 kgfm de torque montado na parte traseira do caminhão. O sistema elétrico de 650 volts é alimentado por baterias de lítio-ferro-fosfato (LFP) da chinesa CATL, importadas e montadas pela Moura.

No Brasil, o VW e-Delivery é vendido nas seguintes configurações:

Volkswagen e-Delivery 11 toneladas

  • 3 opções de entre-eixos: 3.300 mm, 4.000 mm e 4.400 mm
  • 3 pacotes de bateria - 105 kW - autonomia de 110 km
  • 6 pacotes de bateria - 190 kW - autonomia de 250 km

Volkswagen e-Delivery 14 toneladas

  • 1 opção de entre-eixos: 3.300 mm
  • 3 pacotes de bateria - 105 kW - autonomia de 110 km
  • 6 pacotes de bateria - 190 kW - autonomia de 250 km

Os preços variam entre R$ 780.000 e R$ 980.000 dependendo da configuração.