O objetivo é vender exclusivamente carros elétricos a partir de 2025, proibindo os modelos a gasolina e a diesel 10 anos antes do resto da União Europeia. Mas, com os números de vendas mais recentes, parece que a Noruega pode queimar algumas etapas nesse roteiro.
Isso de acordo com dados do Conselho de Informações sobre Tráfego Rodoviário da Noruega (OFV) publicados no final do primeiro trimestre, em que os carros 100% elétricos conquistaram até 82,9% do mercado. São 26.800 carros elétricos a bateria de um total de 32.342 emplacamentos de veículos. É um recorde até para o país escandinavo, hoje um modelo de eletrificação no Velho Continente.
O resultado faz parte de um contexto de altos e baixos, que vê, por um lado, uma queda nas vendas de 10,9% em relação ao ano passado, mas de outro, leva os carros elétricos a um crescimento de 30 pontos percentuais em relação a 52,8% no primeiro trimestre de 2021 e quase 20 pontos sobre os 64,5% do total acumulado de 2021, que por sua vez tinha sido + 10% de 2020. Com essa tendência, a meta de 100% está muito mais próxima do que o esperado.
Analisando os dados de março, os carros movidos a bateria foram 13.982 de um total de 16.238 emplacamentos: na prática, 86,1%, igual a +6% em relação ao mesmo mês do ano passado. Mérito, reconhece o OFV, especialmente da oferta de Tesla.
O Model Y, sozinho, tem 3.305 entregas. O SUV de Elon Musk e a irmão Model 3, juntos, representaram cerca de um terço de todo o mercado no mês de março. Dos 25 modelos no topo da lista, apenas 5 não são totalmente elétricos.
Modelo | Venda | Fatia de mercado |
Tesla Model Y | 3.305 | 20,4% |
Tesla Model 3 | 1.696 | 10,4% |
Volkswagen ID.4 | 1.111 | 6,8% |
Audi Q4 e-tron | 667 | 4,1% |
Hyundai Ioniq 5 | 591 | 3,6% |
BMW iX | 562 | 3,5% |
Polestar 2 | 549 | 3,4% |
Volvo XC40 | 386 | 2,3% |
Audi e-tron | 359 | 2,2% |
Nissan Leaf | 327 | 2,0% |
Fonte: Electrek
RECOMENDADO PARA VOCÊ
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
"Ele não sabe fazer baterias": diretor da CATL critica Elon Musk
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
BYD ampliará investimentos para acelerar construção de fábrica na Bahia
BYD King sai por menos de R$ 150 mil em promoção de Black Friday
Electric Days: Energy Source já trabalha com montadoras reparo de baterias