A XPeng, uma startup chinesa de veículos elétricos, anunciou oficialmente uma expansão de sua presença na Europa para dois novos países - Suécia e Países Baixos - no primeiro trimestre de 2022.

Vale lembrar que a empresa já estava presente na Noruega (a partir de 2020), o que é um ponto de partida habitual para o mercado europeu de veículos elétricos para muitos fabricantes.

Para ter sucesso na Europa, a XPeng decidiu operar sob um modelo de negócio específico, combinando lojas diretas (lojas de experiência de varejo auto geridas da XPeng) com a colaboração da agência (rede abrangente de varejo e serviços de seus parceiros locais).

Xpeng P7 (3)

Países Baixos

A primeira loja de experiência de varejo XPeng nos Países Baixos será inaugurada em março de 2022. O parceiro local, Emil Frey, ficará responsável pela rede de vendas e serviços do varejo.

"A XPENG chegou a um acordo estratégico de colaboração de varejo com Emil Frey Nederland NV ("Emil Frey") para os Países Baixos. A Emil Frey desenvolverá a rede de vendas e serviços da XPENG enquanto gerencia as lojas da marca XPENG em toda a Holanda.

Xpeng P7

Suécia

Na Suécia, a primeira loja de experiência de varejo está sendo aberta neste fim semana em Estocolmo. A Bilia cuidará das vendas e serviços no varejo usando sua rede de 58 revendedores e 66 centros de atendimento no país.

"Esta semana, a XPENG abrirá oficialmente sua loja de varejo na Suécia, marcando sua primeira loja de varejo auto-operada no mercado internacional."

Xpeng P7

A empresa ainda não tem uma loja de experiência de varejo na Noruega, então achamos que em algum momento haverá um lançamento desse tipo no país nórdico. O comunicado de imprensa menciona também a Dinamarca, como um quarto país, onde "progressos foram feitos... na construção de sua estrutura de marketing, vendas, entrega e serviços". Seria natural assumir que poderia ser o próximo mercado no cronograma. 

Em 2021, a XPeng vendeu cerca de 98.155 carros elétricos (aumento de 263% em relação ao ano anterior) e começou este ano de aumento de 115% nas vendas para 12.922 carros em janeiro.