A startup de veículos elétricos XPeng Motors reportou um segundo mês consecutivo com mais de 10.000 entregas de carros elétricos na China em outubro.
A empresa entregou um total de 10.138 unidades (um aumento de 233% em relação ao ano anterior), o que também é um resultado quase recorde (o recorde absoluto é de 10.412 em setembro).
Certamente poderia ser um novo recorde, mas de acordo com a mídia chinesa, a empresa está sofrendo com a escassez de componentes (chips) - especialmente para o recém-lançado sedã elétrico XPeng P5. Provavelmente serão apenas problemas temporários e veremos novos recordes em breve.
No entanto, mesmo agora, a XPeng é a líder de vendas entre as startups chinesas de veículos elétricos e deve ocupar essa posição por algum tempo caso o novato P5 atinja um nível de vários milhares de unidades por mensais. A longo prazo, já existem novos modelos no cronograma, como o recém-revelado SUV elétrico Xpeng G9.
Como referência, as outras principais startups de veículos elétricos chinesas em outubro foram: NETA (8.107), Li Auto (7.649), WM Motor (5.025), NIO (3.667 - um mês atípico) e Leapmotor (3.654). O CEO da Volkswagen ficou muito feliz em ver a sua marca acima de todas as startups, mas só o tempo dirá se esse resultado será mantido.
Vale notar que o crossover XPeng G3 estabeleceu o seu segundo melhor recorde mensal de todos os tempos e está visivelmente acima da sua média nos últimos dois anos.
Vendas da Xpeng:
Até o momento, no acumulado do ano, as vendas ultrapassaram os 66.000:
Cumulativamente, XPeng já vendeu mais de 105.000 veículos elétricos.
Para fortalecer ainda mais a demanda, o XPeng lançou há duas semanas novas versões, mais acessíveis do seu carro-chefe, o sedã elétrico Xpeng P7.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Startup chinesa Xpeng celebra 100.000 carros elétricos produzidos
Ford Puma Gen-E com 376 km de autonomia é revelado em fotos oficiais
Sucesso na China, sedã elétrico Xpeng P7 desembarca na Noruega
Jaguar Type 00: O audacioso retorno elétrico da marca icônica
Rival do Tesla Model 3, Xpeng P7 ganha versão com portas estilo Lamborghini
Veja como os elétricos e híbridos plug-in estão mudando o mercado no Brasil
Concorrente chinesa da Tesla ultrapassa marca de 10 mil sedãs elétricos P7