Cada vez mais promissora, a startup de veículos elétricos Xpeng Motors celebrou nesta semana o importante marco de 100.000 carros elétricos produzidos desde o início de suas atividades. 

O fabricante chinês está atualmente em uma fase de crescimento muito rápido. Suas vendas recentemente superaram - pela primeira vez - 10.000 unidades em um único mês, incluindo mais de 7.500 unidades do P7 e mais de 2.600 SUVs elétricos XPeng G3.

"Hoje, alcançamos um novo marco com o 100.000º veículo XPeng saído da linha de produção. Hoje também marca um novo capítulo de nossa jornada compartilhada para explorar soluções de mobilidade mais inteligentes, verdes, seguras e sustentáveis. #GoElectric #Substainability"

XPeng P5
XPeng P5, o mais novo lançamento da marca chinesa

Com o terceiro modelo - XPeng P5 - sendo adicionado à linha, bem como a expansão para a Europa (inicialmente na Noruega e num segundo momento na Alemanha), a empresa deve continuar a aumentar o volume de produção em um ritmo cada vez mais rápido.

 

A maioria dos primeiros 100.000 carros elétricos XPeng (cerca de 60.000 P7) foram montados na unidade de produção XPeng Zhaoqing Smart EV, localizada na província de Guangdong.

Este local (inaugurado em maio de 2020) está em expansão para dobrar a capacidade de produção de 100.000 unidades por ano para 200.000 por ano. O modelo G3 foi inicialmente produzido em parceria pela Haima Motor, mas este contrato termina no final de 2021.

Xpeng P7
Xpeng P7

Em 2022, a XPeng deve abrir sua segunda fábrica de veículos elétricos - em Guangzhou. A empresa também anunciou uma terceira fábrica em Wuhan (o projeto acaba de ser lançado) com uma produção anual de 100.000 veículos elétricos.

A produção total das três unidades pode chegar a 400.000 unidades por ano. De acordo com alguns rumores, uma quarta unidade em Chengdu pode ser adicionado em algum momento no futuro.

Assumimos que os investimentos nas novas linhas de produção estão diretamente relacionados com o lançamento de vários novos modelos e ambições de expandir-se para além da China em uma escala bem maior. A conferir.