Um Tesla pode ser a melhor opção se você quiser economizar dinheiro em manutenção e reparos durante a vida útil do veículo. Um novo estudo da organização sem fins lucrativos Consumer Reports descobriu que os veículos elétricos de Elon Musk custam menos para serem mantidos em um período de 10 anos do que os carros de qualquer outra marca.

Os proprietários de veículos Tesla normalmente gastam apenas US$ 4.035 em uma década, segundo a Consumer Reports. Isso representa uma média de US$ 403,50 por ano. 

As descobertas refletem o que já sabemos sobre os veículos elétricos. Como os motores elétricos e as baterias têm muito menos peças móveis do que os trens de força de combustão interna, eles exigem menos manutenção regular. O potencial de quebra também é menor, de modo que os VEs tendem a ser mais confiáveis. 

Tesla Giga Xangai - Assembleia Geral Modelo Y (relatório Tesla Q4 2020)

É isso que Steven Elek, líder do programa de análise de dados automotivos da Consumer Reports, acredita estar em jogo aqui. Os proprietários de Teslas mais antigos podem precisar substituir algo caro, como uma bateria, mas isso é raro, disse Elek ao InsideEVs. Os problemas tendem a ser mais comuns e mais caros em outros carros de luxo, como os BMWs, disse ele. 

Para chegar à classificação, a Consumer Reports perguntou aos proprietários de carros quanto eles gastaram em manutenção e reparos nos últimos 12 meses. Ao analisar os resultados dos veículos dos anos-modelo de 2014 a 2023, os pesquisadores conseguiram estimar os custos de manutenção e reparo de cada marca em um período de cinco e dez anos. Eles usaram os números do 75º percentil para aproximar os custos típicos. 

Toyota bZ4X (EUA)

A Buick e a Toyota vieram depois da Tesla, empatadas em US$ 4.900 para custos de 10 anos. As nove últimas posições foram dominadas por marcas de luxo. A Land Rover ficou em último lugar, com uma conta de manutenção de longo prazo de incríveis US$ 19.250. A Consumer Reports adverte que os custos iniciais de propriedade são afetados pelas garantias.

Aqui está a classificação completa, organizada por custos de manutenção e reparo em 10 anos:

Marca Custos em 5 anos Custos em 10 anos
1. Tesla $580 $4,035
2. Buick $900 $4,900
3. Toyota $1,125 $4,900
4. Lincoln $940 $5,040
5. Ford $1,100 $5,400
6. Chevrolet  $1,200 $5,550
7. Hyundai $1,140 $5,640
8. Nissan $1,300 $5,700
9. Mazda $1,400 $5,800
10. Honda $1,435 $5,835
11. Kia $1,450 $5,850
12. Dodge $1,200 $6,400
13. Jeep $1,100 $6,400
14. Chrysler $1,600 $6,500
15. Volkswagen $1,095 $6,530
16. Cadillac $1,125 $6,565
17. Ram $1,470 $6,670
18. Lexus $1,750 $6,750
19. GMC $1,400 $7,200
20. Subaru $1,700 $7,200
21. Mini $1,525 $7,625
22. Acura $1,800 $7,800
23. Infiniti $2,150 $8,500
24. Volvo $1,785 $9,285
25. BMW $1,700 $9,500
26. Audi $1,900 $9,890
27. Mercedes-Benz $2,850 $10,525
28. Porsche $4,000 $14,090
29. Land Rover $4,250 $19,250

Outra conclusão observada pela Consumer Reports: Quatro das cinco principais marcas são americanas. 

Sem dúvida, esse estudo é restrito. Ele não inclui outros custos recorrentes, como combustível e seguro. E exclui reparos relacionados a colisões, que podem ser mais altos para veículos elétricos. A Hertz decidiu se desfazer de uma grande parte de seus Teslas em parte devido aos custos mais altos de reparos de colisão. Devido à inflação, os custos de propriedade serão mais altos nos próximos 10 anos do que o estudo sugere, disse Elek. Por esse motivo, ele disse que os consumidores devem prestar mais atenção à classificação do que às cifras em dólares. 

Ainda assim, a pesquisa é um bom argumento para comprar um VE - e um Tesla em particular.