A produção do caminhão elétrico Tesla Semi Classe 8 está mais lento do que o previsto, com a frota total totalizando cerca de 140 unidades desde o início da produção no final de 2022, segundo dados históricos e novas informações reveladas pela Reuters sugerem. A Tesla nunca divulgou os números oficiais da produção de seu maior veículo.

No final de 2022, o CEO da Tesla, Elon Musk, disse que a produção anual do Semi chegaria a 50.000 unidades em 2024. Em junho de 2023, o CEO da Tesla diminuiu suas expectativas e disse que a empresa não espera iniciar uma produção de maior volume do Semi elétrico antes do final de 2024, citando restrições no fornecimento de baterias. Então, vamos ver como foi o aumento da produção até agora.

Tesla Semi (Source: Geoffrey Hodies)

Um dos maiores clientes do Tesla Semi é a PepsiCo. A empresa fez pagamentos iniciais para 100 unidades em 2017, mas até o início de abril, a fabricante de lanches e bebidas havia recebido 36 Semis, de acordo com um porta-voz citado pela Reuters. Esse é o mesmo número de Semis que em março de 2023. Em outubro do ano passado, o número total de Semis construídos havia aumentado para cerca de 60-70.

No início deste ano, a empresa de logística Martin Brower alegou ter usado dois Tesla Semis para entregar mercadorias a seus clientes de restaurantes como parte de um piloto, escreveu a Reuters.

Galeria: Tesla Semi - caminhão elétrico

A própria Tesla tem uma frota de cerca de 100 Semis, como mencionou o chefe de engenharia de veículos da fabricante de EV, Lars Moravy, durante um episódio do Jay Leno's Garage em dezembro do ano passado. Considerando que os únicos Semis nas ruas em março do ano passado eram os da frota da PepsiCo, as cerca de 100 unidades da frota da Tesla provavelmente foram construídas entre março e dezembro de 2023.

A UPS reservou 125 unidades do semirreboque Classe 8 totalmente elétrico, e a Asko Norway, o braço de logística do maior varejista de alimentos da Noruega, fez um depósito para 10 caminhões em 2017. Nenhuma das empresas recebeu seus pedidos, e um porta-voz da UPS disse à Reuters na semana passada que a empresa está "trabalhando em estreita colaboração com a Tesla para determinar uma data para recebermos os caminhões".

Para as empresas que encomendaram o Semi elétrico na esperança de reduzir sua pegada de carbono, a falta de entregas da Tesla forçou-as a recorrer a outros fabricantes de caminhões, mesmo que a eficiência e a autonomia de condução estejam abaixo do que o Semi é capaz. 

O Freightliner eCascadia, fabricado pela Daimler Truck, é o maior concorrente do Tesla Semi. A UPS, o Walmart Canadá, a Sysco e a Schneider National têm dezenas de carretas eCascadia na estrada, sendo que somente a Schneider usa quase 100 unidades para transportar mercadorias, incluindo os produtos Frito-Lay da PepsiCo. 

Em comparação com o alcance aproximado de 500 milhas (804 km) do Semi, o eCascadia da Freightliner oferece aproximadamente metade da distância percorrida com uma carga completa, mas a disponibilidade mais ampla o tornou o caminhão preferido de mais de 55 empresas, de acordo com a Daimler Truck North America.