O primeiro carro da Xiaomi está começando bem. A gigante chinesa já recebeu 100.000 pedidos e o SU7 está entre as novidades mais populares do Salão de Pequim 2024, que acontece entre 25 de abril e 4 de maio.

Esse sedã elétrico com linhas muito elegantes é a "arma" com a qual a gigante dos eletrônicos pretende se estabelecer como um dos principais fabricantes de automóveis do mundo e, a julgar pela recepção no salão, ele promete dar bastante trabalho aos concorrentes.

Xiaomi SU7 (2024)

Até 800 km de alcance

Para descrever esse novo sedã de emissão zero, vamos começar pela propulsão. O Xiaomi SU7, na verdade, é construído em uma plataforma com arquitetura de 800 Volts e pode ser equipado com dois conjuntos de baterias diferentes: um menor, com capacidade ainda não especificada e dedicado à versão com tração traseira, e um conjunto de baterias maior, de 101 kWh, dedicado à versão mais potente com tração integral.

A segunda é fornecida pela gigante CATL e, de acordo com a declaração do próprio fabricante, pode ganhar 220 km de autonomia (ciclo CLTC) em 5 minutos de recarga e 550 km de autonomia (ciclo CLTC) com uma parada de 15 minutos na estação de recarga: portanto, uma potência de recarga bastante alta.

Galeria: Xiaomi SU7 (2024)

Em sua versão final, no mercado global, o Xiaomi SU7 estará disponível, como previsto, em duas configurações, uma com tração traseira e outra com tração integral. A última será a variante mais potente e será capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 2,78 segundos e atingir uma velocidade máxima de 265 km/h.

  Xiaomi SU7 RWD Xiaomi SU7 AWD
Bateria n.a. 101 kWh
Autonomia 668 km (CLTC) 800 km (CLTC)
Potência máxima 299 cv 673 cv
Torque máximo 400 Nm 838 Nm
0-100 km/h 5,28 s 2,78 s
Velocidade máxima 210 km/h

265 km/h

Xiaomi SU7 ao vivo no Salão de Pequim 2024

Design autoral

Como antecipado em uma matéria dedicada, os designers que trabalharam no exterior e no interior desse novo sedã chinês são todos nomes renomados do setor automotivo europeu.

XIaomi SU7

XIaomi SU7

É exatamente por isso que as linhas externas do SU7 lembram alguns carros alemães e carros-conceito conhecidos, assim como o interior, que é espaçoso e cheio de acessórios tecnológicos para simplificar a vida cotidiana. Ainda não está claro quando ele chegará à Europa e outros mercados, incluindo o Brasil. É preciso esperar.