Xiaomi encara desafio de produção em meio à demanda explosiva pelo SU7
Gigante chinesa enfrenta gargalos na produção para atender à demanda pelo novo carro elétrico
A entrada ambiciosa da Xiaomi no mercado de carros elétricos enfrenta um obstáculo: a capacidade de produção não está dando conta da demanda explosiva por seu novo sedã SU7. Enquanto a empresa ostenta mais de 100.000 pedidos, sua fábrica de Pequim atualmente produz apenas 300 carros por dia, resultando em tempos de espera de até 8 meses para novos pedidos.
Apesar das perdas projetadas nos momentos iniciais, a Xiaomi pretende entregar 60.000 SU7s em 2024. No entanto, analistas da CreditSights acreditam que atingir essa meta pode ser difícil. A produção planejada da fábrica para abril está entre 4.000 e 5.000 unidades, aumentando gradualmente para 6.000 até o final do ano. Isso se traduz em um possível total de 53.000 veículos, incluindo 5.000 carros "Founders Edition" pré-montados e já entregues.
Galeria: Xiaomi SU7
Para atender à demanda esmagadora, a Xiaomi está pressionando seu fornecedor, a BAIC, para aumentar a capacidade de produção para 10.000 unidades mensais. A fábrica de Pequim, atualmente operando com capacidade para 150.000 unidades anuais, tem planos para uma segunda fase que dobrará sua produção após a conclusão em 2025.
O SU7, lançado na China em 28 de março, ostenta uma autonomia inicial de 700 km e começa em 215.900 yuans (cerca de R$ 152.000). A resposta entusiasmada registrou 50.000 pedidos feitos nos primeiros 27 minutos. Clientes dispostos a garantir uma configuração específica precisam se comprometer com um depósito não reembolsável, resultando em mais de 40.000 pedidos "bloqueados" até o momento.
Enquanto as entregas iniciais se concentram na Founders Edition, os clientes que encomendaram as versões Standard e superiores enfrentarão atrasos. As entregas dos modelos standard e Max com tração integral começam no final de abril, com a variante Pro oferecendo uma autonomia estendida de 830 km chegando em maio.
A Xiaomi reconhece que está perdendo dinheiro com seu modelo básico, mas a forte demanda pelo SU7 sugere um futuro promissor para as ambições de veículos elétricos da empresa que tem histórico no segmento de eletrônicos. Equilibrar as restrições de produção com as expectativas do cliente será crucial para a Xiaomi capitalizar sobre esse sucesso inicial.
Fonte: CarNewsChina
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