A Renault anunciou o lançamento do Kwid E-Tech Electric o Brasil. A versão totalmente elétrica do modelo de entrada da marca chega ao país com a promessa de democratizar o carro elétrico em versão única e com preço inicial de R$ 142.990 durante o período de pré-venda.
Em sua apresentação, a Renault destaca que o carro elétrico terá entre seu público os chamados early adopters, clientes corporativos e clientes mais jovens e abertos a novas tecnologias. Esse será o primeiro público a aderir à eletrificação, que gradualmente terá impulso no país - a marca francesa estima um mercado nacional de carros elétricos entre 80 mil e 200 mil unidades em 2030, dependendo do cenário.
Com apenas 977 kg, um peso bastante baixo para um veículo elétrico, o Kwid E-Tech pode acelerar de 0 a 50 km/h em 4,1 segundos e atingir 130 km/h de velocidade máxima, de acordo com os dados oficiais.
No Brasil, a Renault trabalhou em um motor elétrico exclusivo para o nosso mercado. Os 48 kW (65 cv) de potência representam um ganho significativo sobre os 33 kW (45 cv) do Dacia Spring, modelo equivalente da Dacia vendido na Europa.
Graças a uma bateria de íon-lítio de 27 kWh, a autonomia do Kwid elétrico é de 265 km em ciclo combinado e de até 298 km em ciclo exclusivamente urbano. O carregamento pode ser feito em tomada residencial, onde é possível recuperar 190 km de alcance em 9 horas, ou seja, uma recarga noturna.
Em uma estação de carregamento rápido, são 40 minutos para acumular o mesmo alcance, enquanto que utilizando um carregador do tipo Wallbox de 7 kW são necessárias 2 horas e 50 minutos para ir de 15% a 80% do estado de carga.
Além disso, o modelo conta com modo ECO e frenagem regenerativa, itens importantes para ajudar a reduzir o consumo de energia em um veículo elétrico, principalmente no uso urbano.
A lista de equipamentos de série traz 6 airbags, controle de estabilidade (ESP), freios ABS com BAS (Braking Assist System), assistente de partida em rampa (HSA), câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro, sistema multimídia Media Evolution e direção elétrica, entre outros itens.
O carro elétrico urbano também conta com o sistema AVAS (Acoustic Vehicle Alert System) que emite um sinal sonoro de alerta aos pedestres até o veículo atingir 30 km/h.
A Renault também destaca que o Kwid elétrico se vale da vantagem de compartilhar boa parte dos componentes com a versão a combustão do Kwid, um ponto que ajuda a reduzir o custo da manutenção. Aliás, as 3 primeiras revisões custam a metade do valor cobrado pelo Kwid com motor flex.
Outra vantagem do carro elétrico é o menor custo por quilômetro rodado. Segundo um levantamento divulgado pela Renault e considerando R$ 7,30 o preço médio da gasolina em capitais do Sul e Sudeste, segundo a Agência Nacional do Petróleo (ANP), e o valor médio de 1kWh a R$ 0,66, o custo de um quilômetro rodado do Kwid E-Tech é de R$ 0,06. contra R$ 0,48 por quilômetro em um modelo equivalente com motor a combustão.
O compacto também estará disponível no Renault on Demand, solução que oferece diversos planos de assinatura de longa duração customizáveis. Todos os planos incluem os serviços de revisões preventivas, gestão de documentos e taxas relacionadas ao veículo como IPVA e licenciamento, além de seguro.
O Renault Kwid E-Tech Electric já pode ser encomendado pelos canais da marca e começa a chegar às concessionárias em julho, com as primeiras entregas programadas para agosto. A garantia da bateria é de 8 anos ou 120.000 km.
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