A BYD realizou nesta quarta-feira (20) a apresentação oficial do BYD Han no Brasil. O sedã elétrico topo de linha é o segundo modelo da marca chinesa a desembarcar no país e já pode ser reservado pelo preço sugerido de R$ 539.990.
Mais um passo na 'ofensiva' de veículos elétricos da BYD no Brasil, o Han EV se destaca pelo porte: mede 4.980 mm de comprimento, 1.910 mm de largura, 1.495 mm de altura e tem 2.920 mm de distância entre eixos.
“O Han EV traz um novo standard para os sedãs, com muito design, performance e luxo, características que o fazem até ser confundido com um esportivo”, define Henrique Antunes, diretor de Vendas da BYD Brasil.
Além disso, é o primeiro modelo da marca equipado com as baterias lâmina (Blade) de lítio-ferro-fosfato (LiFePO4) com capacidade de 76,9 kWh e que prometem autonomia de 550 km pelo ciclo NEDC, mais otimista que o padrão WLTP.
Usando um carregador rápido em condições ideais é possível ir de 30% a 80% do estado de carga em 25 minutos. Nessa condição, são necessários 10 minutos de recarga para recuperar 135 km de alcance.
O sistema de propulsão conta com motor elétrico duplo (um em cada eixo) que produz um total de 363 kW (494 cv) de potência e 69,3 kgfm de torque máximo, números suficientes para uma aceleração de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos, segundo os dados da marca - a velocidade máxima é de 186 km/h.
A cabine se destaca pelo acabamento de alto padrão, com revestimentos em couro Nappa, saídas de ar traseiras, painel revestido em couro e madeira, além de elementos de acabamento em alumínio. Informação e entretenimento, ar condicionado e outros sistemas são controlados pela tela central de 15,3", enquanto o quadro de instrumentos é digital, personalizável e possui 12,3".
O pacote de equipamentos é generoso e inclui conjunto ótico em LEDs, sensor de chuva, retrovisores com aquecimento e rebatimento elétrico, acesso sem chave, teto solar elétrico panorâmico, rodas de liga leve aro 19", bancos dianteiros e traseiros com aquecimento e ventilação, volante com ajuste elétrico, retrovisor interno fotocrômico, sistema de som com 12 alto-falantes, tela LCD para os ocupantes traseiros e sistema de purificação do ar.
A lista de segurança e assistência ao motorista inclui 7 airbags, freios ABS com EBA e regeneração de energia, controles de tração e estabilidade, sensor de pressão dos pneus, freio de estacionamento elétrico, frenagem autônoma de emergência, câmera interna, câmera externa de 360°, controle de cruzeiro adaptativo com stop & go, sistema de permanência em faixa, faróis adaptativos, monitor de pontos cegos e alerta de saída de faixa.
O evento de lançamento contou com a presença da vice-presidente global da BYD, Stella Li, que destacou os atributos do sedã elétrico que pretende encarar rivais de marcas premium como Audi, BMW, Lexus, Mercedes e Porsche.
A BYD pretende se consolidar por meio de sua rede de concessionárias, já aliada a alguns dos principais grupos automotivos do país como Eurobike, Saga, Servopa, IESA, Águia Branca, GNC, Parvi e Dahruj, entre outros.
Com mais de 20 cidades confirmadas, a expectativa é chegar às principais 45 cidades brasileiras até o final deste ano e nada menos que 100 concessionárias nomeadas no fim de 2023. A primeira concessionária da rede BYD, do grupo Eurobike, foi inaugurada dia 18 de abril e já entregou as primeiras unidades do SUV Tan.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo BMW iX3 é revelado por completo via imagens de patentes
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Zeekr lança X no Brasil de olho em EX30 por R$ 272.000
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Audi lança Q6 e-tron no Brasil; veja preços e versões
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Novo BYD Song Plus 2025 é lançado no Chile pelo equivalente a R$ 237 mil