Com a mobilidade elétrica cada vez mais no centro do debate, surgem diversas iniciativas para promover os carros limpos e a criação de uma infraestrutura adequada a essa nova realidade. Nesta semana, a Caoa Chery se juntou à uma coalizão com outras oito empresas do setor de mobilidade urbana com o objetivo de democratizar os carros elétricos no Brasil.
Liderada pela 99, a iniciativa chamada Aliança pela Mobilidade Sustentável possui entre as empresas aliadas Ipiranga, Movida, Raízen, Tupinambá Energia, Unidas e Zletric e visa impulsionar a infraestrutura para veículos sustentáveis no país. As principais metas são aumentar a participação de carros elétricos para 10% das vendas, criar 10 mil estações públicas de carregamento e ter 100% da frota do app até 2030.
“A revolução da mobilidade urbana com veículos elétricos e híbridos já é uma realidade global e agora começa a chegar ao Brasil. São iniciativas como a Aliança que vão fortalecer a mudança de paradigma no cenário brasileiro e estimular o país a desenvolver uma infraestrutura compatível com essa nova forma de dirigir. A longo prazo, isso pode beneficiar os custos de produção e a mudança para veículos cada vez menos poluentes”, diz Ethan Zhang, CEO da planta de Jacareí da Caoa Chery.
Um dos objetivos do acordo é que os veículos limpos sejam acessíveis aos motoristas parceiros da 99, em termos financeiros e de infraestrutura. Nesse contexto, a missão da parceria é contribuir com o desenvolvimento do transporte urbano limpo, tornando as cidades mais verdes e seguras, e se inspira em dois dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas:
Para viabilizar o projeto de transporte mais sustentável, a aliança fala em infraestrutura, criando postos públicos de recarga, diminuindo as barreiras para a aquisição de carros elétricos, facilitando seu aluguel entre motoristas de aplicativo, fornecendo apoio às montadoras e às outras empresas da cadeia, como fornecedores de peças para esses veículos, além do monitoramento da recepção pelo público.
“A adoção de carros elétricos subiu 100% em um ano. Esses automóveis possuem menos impacto ambiental, preservam a saúde das pessoas e também reduzem custos com combustível em até 75%, mas ainda são muito mais caros do que os convencionais”, diz Thiago Hipólito, diretor do DriverLAb da 99. “Construímos a aliança para deixar esses modelos mais acessíveis para os motoristas e para as pessoas que mais precisam deles."
Criada pelo DriverLAB, o centro de inovações da 99, a iniciativa que engloba esta parceria tem um investimento previsto R$ 250 milhões nos próximos três anos, sendo R$ 100 milhões em 2022, com foco inicial nos 750.000 motoristas parceiros.
Entre as principais metas da 99 estão:
A Caoa Chery, por sua vez, tem apenas um carro elétrico à venda no país, o Chery Arrizo 5e, um sedã elétrico com 322 km de autonomia vendido sob encomenda e principalmente para empresas.
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