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'Model T do século 21': Ford inicia produção da F-150 Lightning

Versão elétrica da picape mais vendida da história nos EUA começa a sair da linha de produção no Complexo Rouge da Ford

Ford F-150 Lightning - produtor

A Ford anuncia o início oficial da produção em série da Ford F-150 Lightning, um dos lançamentos mais importantes para a Ford nos últimos tempos e peça-chave para a consolidação de um portfólio de veículos elétricos da marca nos Estados Unidos. 

Segundo o comunicado oficial, as picapes elétricas estão sendo produzidas em série para os clientes norte-americanos no Centro de Veículos Elétricos Rouge dentro do Complexo Rouge da Ford.

A F-150 Lightning é a versão totalmente elétrica da picape mais vendida no país norte-americano há 45 anos consecutivos, perdendo apenas para o iPhone em termos receita entre todos os produtos de consumo americanos, de acordo com um estudo de 2020.

"Hoje comemoramos o momento Model T do século XXI no Centro de Veículos Elétricos Rouge", disse o presidente executivo da Ford, Bill Ford.

"O Rouge é onde a Ford aperfeiçoou a linha de montagem móvel, tornando-a um cenário adequado à medida que fazemos história novamente. A expectativa impressionante para o F-150 Lightning é um crédito ao trabalho de nossos engenheiros e designers da Ford, e dos membros da equipe da UAW que estão construindo esses caminhões com orgulho."

Galeria: Ford F-150 Lightning - produção

A Ford comemora a forte demanda pela F-150 Lightning, com 200.000 reservas, e por conta disso está expandindo o Centro de Veículos Elétricos Rouge para aumentar a produção anual para 150.000 unidades em 2023. A marca do oval azul investiu um total de US$ 950 milhões e criou 750 empregos no Rouge Center.

O investimento da Ford em Michigan para a picape elétrica agora totaliza mais de US$ 1 bilhão, com 1.700 empregos recentemente criados espalhados entre cinco usinas ford no estado, incluindo o Van Dyke Electric Powertrain Center, onde motores elétricos Lightning e transaxiais elétricos são montados, e Rawsonville Components Plant, onde as baterias Lightning são montadas.

"A transição real da América para veículos elétricos começa agora", disse o presidente e CEO da Ford, Jim Farley. "F-150 Lightning é apenas o começo de nossas ambições de crescimento e liderança em veículos digitais e elétricos. Continuamos a expandir nossa pegada de fabricação de EV nos EUA, incluindo o início da preparação do local em BlueOval City, o que nos permitirá atender à crescente demanda de clientes por nossa emocionante linha de EV."

Ford F-150 Lightning - produtor

A meta da Ford é entregar mais 2 milhões de veículos elétricos anualmente até 2026, o equivalente a cerca de um terço do volume global da empresa, a caminho dos 50% de participação dos elétricos até 2030. 

Com aceleração de 0 a 100 km/h em torno de 4 segundos na versão de bateria de longo alcance, a liberdade de uma usina inteligente de 10 kW sobre rodas, um preço inicial inferior a US$ 40.000 (R$ 200.000) antes de créditos fiscais disponíveis e atualizações de software que o tornarão ainda melhor com o tempo, F-150 Lightning está atraindo novos clientes para a Ford.

Uma informação interessante é que um total de três quartos de titulares de reservas não possuem atualmente ou alugam um veículo da marca Ford. Sinal que a F-150 Lightning também está convertendo muitos deles em compradores de caminhonetes ou veículos elétricos pela primeira vez.

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