Volkswagen e BP: parceria com gigante do petróleo para estações de recarga
A parceria pretende instalar 8.000 pontos de recarga para carros elétricos até 2024 na Alemanha, Reino Unido e outros países europeus
Cumprindo a promessa firmada no Power Day, a Volkswagen dá mais passo na criação da infraestrutura para a mobilidade elétrica e anuncia uma nova parceria estratégica com a BP (British Petroleum), uma das grandes companhias mundiais de petróleo e gás que está migrando suas operações para energia limpa e eletricidade.
A inauguração da primeira estação de carregamento em Düsseldorf, na Alemanha, marca o início dessa parceria estratégica, que tem como objetivo melhorar o acesso às instalações de carregamento de veículos elétricos nos mercados europeus mais importantes: isso deve ser alcançado até 2024, estabelecendo uma rede de carregamento em toda a Europa.
As novas estações de carregamento Flexpole da Volkswagen possuem dois pontos de carregamento e um sistema integrado de armazenamento de baterias. Esse tipo de instalação permite superar um dos maiores obstáculos para a rápida expansão da infraestrutura de carregamento rápido: a necessidade de conexões de rede elétrica de alto desempenho.
Galeria: Volkswagen - soluções de recarga
Dessa forma, os carregadores ser conectadas diretamente a uma rede de baixa tensão, eliminando a necessidade de um transformador dedicado ou obras mais caras. Isso reduz significativamente o tempo de instalação e, ao mesmo tempo, permite uma velocidade de carregamento de até 150 kW - carregadores com potência acima de 50 kW são considerados pontos de recarga rápida.
Num primeiro momento, até 4.000 pontos de carregamento adicionais serão instalados na Alemanha e no Reino Unido nos próximos 24 meses. Até o final de 2024, um total de até 8.000 pontos de carregamento poderia ser instalado na Alemanha, Reino Unido e outros países europeus.
Se valendo de outras iniciativas, além desta firmada com a Volkswagen, a BP está expandindo rapidamente sua rede de carregamento para carros elétricos na Europa – especialmente na rede nacional de postos de abastecimento estratégicamente localizados. Os locais dessas novas estações de carregamento serão integradas à navegação e a outros aplicativos internos dos veículos VW, Seat/Cupra e ŠKODA, bem como no "Elli", aplicativo de carregamento da Volkswagen.
Galeria: Volkswagen ID.5 - produção em série
Thomas Schmall, membro do Conselho de Administração do Grupo Volkswagen e CEO da Volkswagen Group Components, disse:
"Como prometido em nosso Power Day, estamos avançando com a expansão da infraestrutura de carregamento na Europa em um ritmo rápido. Juntamente com a BP, colocaremos milhares de estações de carregamento rápido em operação em um curto espaço de tempo. A rápida expansão da rede de carregamento é agora crucial. Nossas inovadoras e flexíveis estações de carregamento rápido oferecem uma solução perfeita para isso. Porque: O tempo e o custo necessários para a instalação são mínimos."
Como parte do acordo firmado nesta semana, a Volkswagen e a BP também estão explorando outras oportunidades conjuntas para fornecer soluções futuras para a mobilidade de baixo carbono.
No Brasil, onde a Volkswagen se prepara para lançar seus primeiros carros elétricos num futuro próximo, surge uma parceria com a Shell/Raízen para a criação de uma rede de carregamento utilizando os postos existentes da rede, mas que ainda não teve muitos detalhes revelados.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen ID.7 Pro S supera 941 km de autonomia em teste de eficiência
Carros elétricos: benefícios para a saúde pública, economia e meio ambiente
Crise da Volkswagen: fábricas alemãs na mira de montadoras chinesas
BYD Dolphin Mini 2025: preços, versões, motorização e equipamentos
Volkswagen ID.2: O carro elétrico compacto que será um divisor de águas
Investimentos de R$ 6 bi em mobilidade elétrica no Brasil para 2025
Volkswagen ID.4 pode ser comprado no Brasil por R$ 309.760