Carro elétrico para as massas: Nissan pode reviver submarca Datsun

Marca de baixo custo pode voltar ao mercado com uma reinterpretação do Dacia Spring (Kwid elétrico)

Datsun GO live concept Datsun GO live concept

Ressuscitada em 2013 pela Nissan, sua antiga proprietária, a histórica marca japonesa Datsun foi usada por algum tempo para vender alguns modelos oferecidos em mercados emergentes como Indonésia, Índia, África do Sul, Nepal e outros.

Menos de dez anos após seu renascimento, no entanto, a Nissan decidiu colocá-la de volta na geladeira. Isso não significa, no entanto, que a marca tenha desaparecido definitivamente. De fato, a marca japonesa já está pensando em como revivê-la mais uma vez, e agora como uma marca de carros elétricos mais acessíveis. 

Vida nova com zero emissões

Em uma época como a atual, a coisa mais natural a fazer para reviver uma marca é reavivá-la em uma versão elétrica, e é exatamente isso que a Nissan parece ter a intenção de fazer. O Automotive News, citando uma fonte com informações sobre o assunto, disse que a alta administração da empresa está discutindo como reviver uma marca que, de certo modo, é bem conhecida em muitas partes do mundo.

Segundo rumores, a Datsun poderia voltar ao mercado, mantendo-se fiel a sua natureza de marca de baixo custo, combinando isto com a mobilidade de emissão zero. Na prática, a Nissan poderia classificar a Datsun como uma marca de carros elétricos de baixa potência.

Começa em 2024?

A Datsun é para a Nissan mais ou menos o que a Dacia representa para a Renault, apenas para ficar dentro da Aliança, e para muitos motoristas é sinônimo acessibilidade em termos de preço e confiabilidade, diz a própria Nissan, que parece abrir uma janela.

"Como parte de sua estratégia global de transformação, a Nissan está focada em modelos e segmentos que trazem os maiores benefícios para clientes, concessionárias e parceiros. Para muitos milhares de proprietários em todo o mundo, a Datsun continua a fornecer uma experiência de condução imersiva, paz de espírito e um grande custo-benefício."

Mas de onde Datsun poderia recomeçar, se ele realmente voltasse à ativa? Talvez a partir de uma versão própria do Dacia Spring, o carro elétrico mais barato do mercado na Europa (e também no Brasil, onde foi lançado como Renault Kwid E-Tech), que poderia atender aos anseios de muitos motoristas mesmo em mercados onde a eletrificação está dando os primeiro passos.