page ad skin

VW relança a Scout como marca de picapes e veículos off-road elétricos

Grupo alemão confirma o nascimento de uma nova empresa e uma nova marca nos EUA: os dois primeiros modelos chegam em 2026

volkswagen scout

A Volkswagen planeja lançar uma nova marca nos Estados Unidos. Ela se chamará Scout e irá produzir uma nova família de veículos elétricos. Após rumores, o grupo alemão oficializou o projeto, explicando que a marca, que será uma empresa com estrutura independente, produzirá picapes elétricas e veículos off-road destinados ao mercado norte-americano.

O lançamento da marca Scout servirá para consolidar a presença do grupo Wolfsburg nos EUA, que pretende dificultar as coisas para os fabricantes norte-americanos como Ford, GM, Tesla ou a recém-chegada Rivian, todas as empresas que estão entrando no mundo da eletrificação (ou o farão em breve) com veículos semelhantes aos que a Scout pretende produzir.

Início em 2026

A ideia da nova marca é produzir modelos que irão competir com pesos pesados como Hummer EV, Cybertruck ou F-150 Lightning. Desta forma, a Scout deve ser capaz de ampliar seus volumes de vendas.

A renascida Scout, cujo nome presta homenagem ao International Harvester Scout dos anos 60, será criada com um investimento inicial de 100 milhões de dólares, necessário para a definição de uma estrutura corporativa real. Posteriormente, também deve ser aberta para os investidores externos, institucionais e não institucionais, para ampliar o organograma e iniciar atividades, devendo colocar os primeiros veículos elétricos no mercado até 2026. 

 

Os novos modelos, que devem ser antecipados por uma série de conceitos esperados para o próximo ano, serão baseados em uma plataforma independente, projetada especificamente para veículos elétricos com forte vocação off-road, e terão um visual com linhas mais quadradas e retrô, como mostra as renderizações reveladas pela Volkswagen. Ainda não está claro em qual fábrica elas serão produzidas, mas já se pensa que elas podem ser vendidas, posteriormente, também em outros mercados.

Em busca do mercado norte-americano

A Volkswagen pretende alcançar as metas estabelecidas por Herbert Diess para os Estados Unidos. A ideia é dobrar a participação de mercado do Grupo Volkswagen dos atuais 5% para 10%. 

Claro, a Volkswagen não vai depender apenas da Scout para os EUA e Canadá. Já iniciou a produção local do Volkswagen ID.4 e ampliará a linha da família ID no futuro. E isso passa principalmente pelo aguardado ID Buzz, a Kombi elétrica, que já fez uma turnê pela América recebendo uma calorosa recepção para dizer o mínimo.