Por conta da apresentação do Mercedes EQE, o sedã elétrico que fica um degrau abaixo do topo de linha EQS, a empresa com sede em Stuttgart mostrou um slide interessante no qual compara os custos de compra e operação do modelo elétrico com os de um Classe E equivalente com motor a combustão.
Especificamente, a Mercedes comparou um EQE 350+ Launch Edition e um Classe E 300d 4Matic Premium Plus, provando que no confronto "elétrico x combustão", como a própria marca define, o resultado final é um empate substancial. E estamos falando de carros que não gozam de incentivos em nenhuma circunstância.
Olhando para a tabela da Mercedes, o primeiro item listado é o que diz respeito ao preço sugerido. Neste caso, a conveniência de comprar o Classe E a diesel é óbvia. Para isso, de fato, você tem que levar em conta uma despesa de 74.791 euros (R$ 398.540), enquanto que para o elétrico EQE 350+ Launch Edition o valor sobe para 93.017 euros (R$ 495.668).
Este preço de tabela mais alto é observado mesmo que em vez da compra você opte por um aluguel de 36 meses ou 90.000 km. Considerando para ambos os carros um adiantamento de 21.000 euros, na Classe E a mensalidade é de 688 euros (R$ 3.664), no EQE é de 1.018 euros (R$ 5.420).
Até agora, nenhuma novidade. Não é à toa que se pensa que o ponto de ruptura "seco" entre os carros elétricos e a combustão será alcançado não antes de 2024 ou 2025. Mas considerando os custos cotidianos de operação, o carro elétrico já oferece vantagens óbvias que permitem que compense o preço de compra mais alto.
Nas hipóteses levantadas pela própria Mercedes, especifica-se, por exemplo, que o EQE não paga o imposto de propriedade, enquanto o Classe E deve levar em conta 52 euros por mês. Em uma cidade como Milão você não paga as entradas na Área C* (60 euros por mês para a Classe E) e nem mesmo o estacionamento nas zonas azuis (40 euros por mês). Também paga menos que o seguro obrigatório, com uma taxa mensal de 50 euros em comparação com os 75 da Classe E.
*Áreas urbanas com circulação restrita para veículos com motores a combustão
Vantagens ainda mais óbvias, o EQE os apresenta sob os títulos "combustível" e "manutenção". No primeiro caso, o sedã elétrico "ganha" gastando 147 euros por mês (R$ 783) em vez de 281 (R$ 1.496), no segundo 55 euros (R$ 292) por mês em vez de 83 euros (R$ 442). Em resumo, portanto, um Classe E 300d 4matic Premium Plus tem um custo mensal de 1.279 euros, (R$ 6.811) o EQE 350+ Launch Edition para em 1.270 euros (R$ 6.700). A escolha é sua.
E-Class 300d 4Matic Premium Plus | EQE 350+ Launch Edition | |
Preço de tabela | 74.791 euros | 93.017 euros |
Sinal | 21.000 euros | 21.000 euros |
Prazo | 36 meses/90.000 km | 36 meses/90.000 km |
Parcela | 688 euros | 1.018 euros |
Imposto de propriedade | 52 euros | 0 euro |
Seguro obrigatório | 75 euros | 50 euros |
Circular em área restrita (Milão) | 60 euros | 0 euro |
Estacionamento (Milão) | 40 euros | 0 euros |
Combustível | 281 euros | 147 euros |
Manutenção | 83 euros | 55 euros |
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