O Volkswagen up! elétrico voltou ao mercado europeu após ficar quase um ano com as vendas suspensas por conta do excesso de pedidos e baixa capacidade de produção. E agora, após a expectativa de que a aposentadoria do carrinho urbano estaria próxima, surge a notícia de que ele deve ficar no mercado até 2025.
Essa versão 100% elétrica que é vendida na Europa nunca chegou a ser confirmada oficialmente para o Brasil. Mas aqui do lado. Mais precisamente no Uruguai, o país com a melhor infraestrutura para a mobilidade elétrica na região, o VW up! elétrico foi apresentado no ano passado e tem lançamento prometido para o mês de junho.
Vale lembrar que essa versão zero emissão é baseada no modelo europeu, que mede 3,60 metros de comprimento, contra 3,68 metros do up! nacional, sem contar o porta-malas menor (251 litros contra 285 litros) e se se diferencia do modelo flex ou a gasolina por elementos como a porta de carregamento e ausência das saídas de escapamento.
O Volkswagen e-up! está equipado com um motor elétrico dianteiro de 61 kW (83 cv) e 21,5 kgfm de torque que garante aceleração de 0 a 100 km/h em 11,9 segundos e velocidade máxima de 130 km/h. A bateria de 32 kWh em combinação com o consumo de energia de apenas 17,2 kWh/100 km garante um alcance WLTP de até 258 quilômetros.
O preço inicial de tabela é de 26.895 euros (R$ 141.309), mas após os subsídios cai para honestos 17.325 euros. Em uma conversão direta isso equivale a R$ 91.030, ou seja, bem menos que o carro elétrico mais barato à venda no Brasil, o Renault Kwid E-Tech, que sai por R$ 142.990.
A lista de itens de série inclui, entre outras coisas, um sistema de alerta de saída de faixa, ar condicionado automático, volante multifuncional em couro, rádio digital e rodas aro 15" de alumínio.
O up! elétrico foi apresentado pela primeira vez em 2013 e em 2019 ganhou uma bateria maior para ampliar a autonomia. Até o momento, cerca de 80.000 unidades foram vendidas em todo o mundo, o que significa que o carrinho urbano responde por uma boa parcela veículos elétricos vendidos pela Volkswagen até agora.
Enquanto a Volkswagen está engajada no desenvolvimento do ID.2, um SUV compacto com cerca de 4,10 metros que se tornará o seu carro elétrico de entrada, o VW e-up! continua sendo bem aceito na Europa e deve ficar no mercado até meados da década.
O sucessor ID.2 será montado na plataforma MEB Small que a Volkswagen está desenvolvendo para os futuros carros elétricos de entrada. Diferentemente do e-up, o novo modelo terá uma bateria de até 57 kWh que lhe permitirá uma autonomia de 400 km pelo padrão WLTP.
Além disso, seu preço final será ainda mais competitivo que o do e-up, ficando na casa dos 20.000 euros antes dos subsídios, algo em torno de R$ 105.000 em uma conversão. Considere um incentivo em torno de 7.000 euros e chegamos a 13.000 euros, ou seja, R$ 68.000. Isso será possível graças à economia de escala e ao uso de baterias LFP (lítio-ferro-fosfato), de custo mais baixo.
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