O Grupo Volkswagen publicou novos esboços de design de três veículos elétricos que devem chegar ao mercado em cerca de três anos a partir de agora. Na verdade, estamos falando do futuro carro elétrico popular da marca, que terá versões Skoda, Seat e Volkswagen. 

Estes modelos acessíveis serão fabricados na Espanha e terão a missão de ser um sucessor direto para o VW e-up!, o Skoda Citigo-e iV e o Seat Mii Electric. Logo de cara, fica evidente que o carro com o logotipo da VW difere bastante do conceito ID. Life, que foi apresentado no Salão de Munique em setembro de 2021.

Havia rumores de que o carro elétrico de entrada da marca alemã seria completamente redesenhado e parece que os rumores podem ser verdadeiros. Pela imagem do teaser dá pra ver que o estudo abandonou o formato quadradinho do conceito ID. Life, se parecendo mais com um ID.3 menor.

Esboço de design veículos elétricos de nível básico da Cupra 2025
Esboço de design veículos elétricos de nível básico da Cupra 2025

O teaser da versão Cupra é tudo, menos novo, porque a divisão espanhola do Grupo VW já havia publicado o esboço em 2021. A Cupra segue o conceito UrbanRebel apresentado no mesmo evento no ano passado. No entanto, não espere o mesmo estilo excessivamente agressivo, já que a versão de produção posterior será bastante alterada.

Quanto ao Skoda, parece ser o mais prático do trio. Tem formas mais quadradas para oferecer aos passageiros e suas bagagens mais espaço. Isso faz sentido, pois a marca da Mladá Boleslav sempre fez questão de vender os maiores carros do seu respectivo segmento. Os arcos de roda volumosos com acabamento plástico também sugerem a proposta SUV.

Carro elétrico popular

O Grupo Volkswagen está desenvolvendo uma nova plataforma MEB Small para esses carros, todos equipados com um único motor elétrico no eixo dianteiro. Os atuais carros elétricos MEB são equipados com tração traseira, mas opcionalmente oferecem um motor adicional na dianteira, possibilitando a tração integral. É muito cedo para dizer se esses modelos mais baratos de emissão zero também serão oferecidos com tração integral.

A Volkswagen já anunciou que a nova linha de carros elétricos acessíveis custará de 20.000 a 25.000 euros, ou de R$ 107.600 a R$ 135.000 em uma conversão direta, apenas para referência. Embora esteja sendo considerado um sucessor para o up! elétrico, esse próximo modelo de entrada da linha ID. terá um porte maior, próximo de um VW Polo.

Galeria: Volkswagen ID. LIFE Concept