A Volkswagen apresentou o conceito ID. Life no Salão de Munique, em setembro do ano passado. Trata-se da prévia do futuro carro elétrico de entrada da marca alemã, por enquanto chamado de ID.2 e que deve ter duas versões, uma com design convencional e outra com estilo aventureiro. 

Bastante aguardado, pois será o veículo elétrico mais acessível da marca, com promessa de preços entre 20.000 e 25.000 euros (R$ 115.800 e R$ 144.700), o futuro modelo será baseado em uma versão encurtada da plataforma MEB que está sendo chamada de MEB-Short. E para adiantar como será a versão de produção, nosso designer gráfico fez uma projeção realista de como deve ser o ID.2.

Volkswagen ID.2, a renderização exclusiva do Motor1.com
VW ID.life (2021)

Na semana passada, algumas publicações europeias divulgaram que o design da versão final seria 'bem diferente' do conceito apresentado em Munique, o que foi desmentido pela Volkswagen na última sexta-feira, afirmando que o estilo do ID. Life teria agradado bastante durante o evento alemão e que a versão de produção seria bastante próxima do estudo.

Seguindo a tendência dos próximos carros elétricos compactos, o visual tem linhas limpas e angulares. Trata-se de um pequeno SUV com design que mescla o moderno e o retrô, algo que também veremos nos futuros modelos zero emissão da Renault e Fiat, apenas para citar dois exemplos.

Volkswagen ID.2, a renderização exclusiva do Motor1.com
Volkswagen ID.2, a renderização exclusiva do Motor1.com

O estudo tinha 4,09 metros de comprimento e 1,60 metros de altura, com um volume no porta-malas de até 1.285 litros com os bancos traseiros rebatidos. Com a nova configuração da plataforma elétrica ele terá tração dianteira e poderá aproveitar os pacotes de baterias disponíveis: 45, 58 e 77 kWh, sendo mais provável que utilize as duas primeiras opções, tendo autonomia de até 400 km (WLTP) devido à sua proposta mais urbana. 

VW ID.life (2021)

O nome oficial ainda não foi revelado, mas uma reportagem recente adiantou que os dois modelos derivados do projeto serão chamados ID.2 X e ID.2 Urban, respectivamente. Mas como seu lançamento está previsto somente para 2025 muita coisa pode mudar até lá, inclusive o segmento, que ficará bastante competitivo com a chegada de modelos como a versão de produção do Fiat Centoventi, Renault R5 elétrico e o sucessor do Dacia Spring, entre outros.