O Volkswagen ID. Life, conceito que antecipa o carro elétrico mais acessível da Volkswagen, o ID.2, foi apresentado em setembro do ano passado e fará parte de uma nova linha de elétricos da marca baseados em uma variante curta da plataforma MEB

Montado sobre a MEB Small, o ID. Life Concept chamou a atenção do público e de especialistas por conta do design bastante diferenciado em comparação com os demais veículos elétricos da linha ID, que possuem uma linguagem comum, que pode ser vista em elementos como os faróis, linha de cintura alta e capô mais curto, entre outros itens.

Volkswagen ID. Life Concept

Design será diferente do ID. Life

Embarcando na moda dos próximos carros elétricos compactos, o ID.2 seguirá o formato 'mini-SUV' e promete ser referência em termos de versatilidade, conectividade e eficiência. Já o estilo dividiu opiniões, uns gostaram, outros nem tanto. Mas para quem curtiu o design minimalista é melhor não se apegar muito: a publicação alemã Automobilwoche adianta que a versão de produção do ID. Life será bem diferente do conceito

Quando foi apresentado no Salão de Munique, o protótipo tinha como objetivo abrir novas possibilidades para a Volkswagen. O designer-chefe Jozef Kaban foi chamado para propor um novo design que terá que ser "decididamente moderno", para atrair clientes mais jovens, também e acima de tudo no que diz respeito à multimídia e conectividade.

Volkswagen ID.LIFE 2021 - Fotos ao vivo

Polo e T-Cross elétricos

Segundo a publicação alemã, a ideia é lançar um carro elétrico 'mais trivial' e com configuração de 5 portas. A versão final provavelmente será batizada de Volkswagen ID.2 Urban, na prática, uma espécie de Polo totalmente elétrico. O nome Urban deve ser usado para distingui-lo do ID.2 X, esta uma versão mais alta que chegaria ao mercado em 2026, um ano depois da estreia do ID.2 "clássico", um SUV compacto com pelo menos 4,09 metros de comprimento, praticamente a medida do T-Cross europeu.

De qualquer forma o ID. Life tem uma grande missão pela frente. O estudo antecipa o modelo mais barato da linha ID. Segundo a própria Volkswagen, o carro elétrico 'popular' da marca custará em torno de 20.000 euros (R$ 114.700), faixa de preço ocupada hoje pelo VW e-up!, que voltou ao configurador da marca após ter as vendas suspensas por um ano por conta do excesso de pedidos.